segunda-feira, 4 de abril de 2016

Oficina para Ouvidores do SUS sobre combate ao Aedes Aegypti acontece na próxima quarta-feira.




Iniciativa do Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS reunirá ouvidores dos estados, capitais, Distrito Federal e dos municípios com maior incidência crítica das doenças transmitidas pelo mosquito
O Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS (Doges), da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), realizará na próxima quarta-feira, dia 30 de março, das 8h30 às 18h, a Oficina de Capacitação à Intervenção das Ouvidorias do SUS no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti.
O evento acontecerá na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília, para debater, estimular e orientar as Ouvidorias do SUS a integrar as ações do governo federal no combate ao mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus, participando das salas de situação estaduais e municipais.
"Dentro da gestão pública, a Ouvidoria tem grande papel para a representação da cidadania, é um espaço de escuta, de participação e de informação. Por isso, a realização da oficina, além de qualificar a atuação das ouvidorias, permitirá que a sociedade se apodere cada vez mais de informações e atue, individual e coletivamente, no combate ao Aedes aegypti", afirma a diretora do Doges/SGEP/MS, Eliana Pinto.
A oficina reunirá ouvidores dos estados, capitais, Distrito Federal e dos municípios com maior incidência crítica das doenças transmitidas pelo mosquito e abordará temas relacionados às ações e experiências já realizadas pelas Ouvidorias do SUS no combate ao mosquito.
O Doges oferecerá também capacitação, ministrada pela Secretaria de Vigilância em Saúde Sanitária do Ministério da Saúde (SVS/MS) para alinhar as informações e entendimentos acerca das doenças associadas e ações de controle do mosquito.

Ao longo da Oficina, as ouvidoras e ouvidores participantes terão acesso à construção de um Plano de Ação de Combate ao Aedes Aegypti, com cronograma e medidas a serem colocadas em prática e monitoradas, visando à participação de todos como atores permanentes no enfrentamento de um dos maiores desafios da saúde pública do Brasil. 


Texto: Chica Picanço - DOGES/SGEP/MS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário