sexta-feira, 29 de abril de 2016

Programa Mais Médicos é prorrogado até 2019.



Nesta manhã de sexta-feira (29), no Palácio da Planalto, a presidenta Dilma Roussef assinou uma Medida Provisória que prorroga por mais três anos a permanência de profissionais brasileiros formados no exterior e de médicos estrangeiros no programa.

De acordo com o Ministro Interino da Saúde, Agenor Àlvares, 63 milhões de brasileiros são beneficiados pelo programa, atendidos por 18 mil médicos em atividade. O ministro elogiou a iniciativa da presidenta por considerar uma medida estruturante, de longo prazo e que permitirá levar saúde de qualidade à população brasileira. “O Brasil, com o Programa Mais Médicos, colocou na centralidade a medicina de comunidade e família, orientando a atenção de saúde básica do Brasil”, declarou.


Segundo dados apresentados pelo representante do Ministério da Saúde, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), Hêider Pinto, os editais publicados no Diário Oficial da União no dia 15 deste mês trazem a reposição de vagas desde a última seleção da iniciativa, realizada em janeiro. Em todo o país, são ofertadas ainda 1,4 mil vagas a médicos brasileiros com registro no país e, em caso de não preenchimento total, para brasileiros formados do exterior.


O programa é um dos temas trabalhados pela Ouvidoria do SUS, que dissemina informações contidas nos editais e acolhe as manifestações desde o seu lançamento, em julho de 2013. Dados do Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS revelam que, no 1º trimestre desde ano, o Disque Saúde 136 recebeu 25 manifestações sobre o Mais Médicos e realizou cerca de 840 atendimentos para ofertar informações. Atualmente, o Programa conta com 18,2 mil profissionais médicos que atendem às populações de 4 mil cidades, cerca de 73% dos municípios de todo o país.

Texto:Por Chica Picanço - Doges/Sgep/MS
Fotos: Daniel Araújo - Doges/Sgep/MS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário