segunda-feira, 11 de abril de 2016

Comissão Geral sobre o Aedes na Câmara dos Deputados

No dia Mundial da Saúde a Ouvidoria Geral do SUS participa de eventos que fazem alusão à data comemorativa Dia Mundial da Saúde, 07 de abril. Pela manhã assessores e técnicos do Setor de Apoio à Descentralização das Ouvidorias do SUS – SAD, participaram na Câmara dos Deputados da Comissão Geral, proposta pela deputada federal Luiza Erundina do PSOL/SP, discutiu as políticas de combate às doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti (dengue chikungunya e zika). Na ocasião os participantes do setor de saúde solicitaram a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 1/15, que aumenta o piso de recursos federais direcionados à saúde pública anualmente.

Na discussão das estratégias de combate ao Aedes, a deputada federal Luiza Erundina reconheceu as ações em andamento na Câmara sobre o assunto, mas lembrou de que os resultados positivos no combate ao mosquito dependem de parceria e do envolvimento do Parlamento, do governo, da sociedade, da academia e dos institutos de pesquisa na questão, com a consciência de que não há perspectivas de solução imediata. “Certificar a eficácia de uma vacina não é questão que se resolve em alguns dias”, lamentou.

Já os Deputados da Frente Parlamentar da Dengue, destacaram o combate ao mosquito como primeira pauta importante da frente e ressaltou que devemos fazer uma força tarefa envolvendo toda a sociedade. “Não é o Estado que vai resolver o problema dos quintais das casas. É um papel da mobilização da sociedade”, resumiu o deputado Odorico Monteiro (Pros-CE).












Fotos: Marconi Lima/DOGES
Por Chica Picanço

Nenhum comentário:

Postar um comentário