terça-feira, 19 de abril de 2016

Ouvidoria Geral do SUS participa, em Brasília, de conferências com temática dos direitos humanos

Atividades acontecem em abril e maio
O Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (Doges) da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS) participará nos meses de abril e maio de 2016 de duas grandes Conferências Nacionais que têm como tema central às pautas dos Direitos Humanos, que tem o título ‘Direitos Humanos para Todas e Todos: Democracia, Justiça e Igualdade’.
O evento acontecerá em Brasília, no período entre 25 e 27 de abril, cujos temas a serem debatidos são: Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades; Por um Brasil que Criminalize a Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT; “Os Desafios na Implementação da Política da Pessoa com Deficiência: a Transversalidade como Radicalidade dos Direitos Humanos. Ao final, a série de discussões temáticas culminará na 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos que será realizada no período de 27 a 29 de abril de 2016.
DIREITOS PARA AS MULHERES – O Doges também participará da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM) ‘Mais direitos, Participação e Poder para as Mulheres’, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre os dias 10 a 13 de maio, para discutir ações e propor políticas públicas voltadas às mulheres. A organização do evento espera trazer para Brasília cerca de três mil participantes de todas as regiões do Brasil.
Para a promotora do evento, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, trata-se do mais importante debate promovido pelo governo federal com a sociedade civil no campo de gênero.
As discussões têm como base quatro eixos temáticos: Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; Sistema político com participação das mulheres e igualdade; e Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.
A diretora do Doges, Eliana Pinto, participará como observadora na 12ª Conferência de Direitos Humanos nos dias 27 a 29 de abril e como como delegada integrante do processo conferencial em Brasília na 4ª CNPM, onde defenderá as propostas das ouvidorias do SUS de todo o Brasil.
Para Eliana Pinto, esta rede de articulação social que envolve os movimentos sociais, entidades não governamentais e órgãos públicos, oferecerá à sociedade brasileira a possibilidade do debate rumo à efetivação de um sistema nacional de proteção aos direitos. “Sem dúvida, somente com a ampla participação popular e o compromisso concreto de ativistas espalhados por todo o País, proporcionará as condições de efetivação dos Direitos para todos os segmentos envolvidos nestas conferências”. declarou.

Por Chica Picanço 

Nenhum comentário:

Postar um comentário