O dia 16 de março foi estabelecido
desde 2012 como o Dia Nacional do Ouvidor
O Brasil quer ampliar em 20% a
quantidade de Ouvidorias implantadas no país até o ano de 2019. É o que diz o
Plano Plurianual (PPA 2016-2019), elaborado pelo Governo Federal para
direcionar os investimentos feitos durante os próximos quatro anos. O cálculo
tem como base o total de 1.637 Ouvidorias do SUS espalhadas pelo Brasil no
final de 2015. Quando a meta for atingida, o número poderá chegar a quase 2000.
Para a diretora do Departamento de
Ouvidoria-Geral do SUS, Eliana Pinto, é preciso estabelecer um relacionamento
direto, desburocratizado, entre o cidadão e o ente público para qualificar a
administração pública. "A Ouvidoria é um instrumento de transformação
social a partir de dois fundamentos centrais: a democracia e a cidadania. Ela
contribui para o fortalecimento da democracia, tornando a gestão pública mais
acessível e próxima do cotidiano do cidadão", afirma.
DIA NACIONAL DO OUVIDOR – Em ato assinado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e
publicado no Diário Oficial da União de 15 de maio de 2012, o dia 16 de março
foi estabelecido, conforme a Lei nº 12.632/2012, como um momento de reflexão e
discussão sobre a importância e o papel da Ouvidoria nas instituições públicas.
Como componente da Política Nacional
de Gestão Estratégica e Participativa, a Ouvidoria-Geral do SUS tem como
objetivos centrais o fortalecimento dos mecanismos de participação social e a
qualificação da gestão participativa do SUS a partir da escuta da população e
da oferta de informações qualificadas para auxiliar os gestores das três
esferas de governo na tomada de decisões.
DESAFIOS – Um grande desafio do SUS é promover a consolidação da Rede de
Ouvidorias, organizadas no Sistema Nacional de Ouvidoria (SNO) de forma
integrada. "A implantação da Ouvidoria do SUS nos Estados e Municípios
como um efetivo espaço de cidadania é um caminho ainda em percurso, que demanda
um entendimento da saúde como um bem e um direito em seu sentido mais
amplo",reforça a diretora.
A implantação dessas Ouvidorias cria
espaços para que os usuários do SUS solicitem informações com fé pública sobre
a política, as ações e os serviços de saúde e, ainda, registrem suas sugestões,
elogios, reclamações e denúncias, com resposta ágil e resolutiva à sua
manifestação.
Por Chica Picanço
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