sexta-feira, 8 de abril de 2016

Dia Mundial da Saúde

Ouvidoria-Geral do SUS leva informação para assegurar direito à saúde dos brasileiros
Em pouco mais de um ano, Disque Saúde 136 disseminou cerca de 14 mil informações sobre zika, dengue e chikungunya.

A Ouvidoria-Geral do SUS é um espaço de promoção da participação social e acolhimento da população brasileira para expressar suas manifestações nas diversas modalidades em que são atingidos.

A Constituição Federal de 1988, no Art. 196, reconhece a saúde como direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado para atender esse direito do cidadão brasileiro.

Uma das características da Ouvidoria Geral do SUS é de atuar na perspectiva informativa, buscando ser um efetivo espaço de cidadania, disponibilizando informações sobre a gestão do SUS para que o cidadão conheça as políticas, ações e programas do Sistema, especialmente do Ministério da Saúde, por ser a esfera a qual pertence, bem como de orientar o cidadão através do Disque Saúde 136 em suas mais diversas solicitações de temas relacionados à saúde da população brasileira.

Um levantamento realizado pelo Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS (DOGES/SGEP/MS) identificou que os temas mais buscados pelos cidadãos brasileiros por meio do Disque Saúde 136 no período de 2015 a março de 2016 foram tabagismo; Programa Farmácia Popular; CartaSUS; DST/AIDS; Programa Mais Médicos; Saúde da Mulher e o mosquito Aedes aegypti.
Para os especialistas ainda há muito mais perguntas do que respostas sobre o Zika Vírus. Até o momento, o Disque Saúde 136 realizou 4.353 atendimentos sobre o vírus zika, ou seja, ofereceu respostas às perguntas dos usuários do SUS. Já sobre a dengue foram realizados cerca de 6.500 atendimentos e, sobre a chikungunya, mais de 3 mil, num total de 14 mil informações disseminadas.

Para a ouvidora geral do SUS, Eliana Pinto, a saúde é um direito fundamental do ser humano e que deve ser respeitado em todas as suas dimensões. “Portanto, o Estado brasileiro deve promover todas as condições indispensáveis para o seu pleno exercício, criando e fomentando ações que promovam direitos à proteção e promoção da saúde do cidadão”.

Por Chica Picanço  - Doges/SGEP/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário