sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Secretaria Municipal da Saúde qualifica ações da Ouvidoria

Apesar de existir desde 2003, foi a partir de agosto de 2014 que a Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde deu um salto de qualidade. As melhorias implementadas buscam aproximar o cidadão dos serviços de saúde, garantir, quando necessário, alterações nos processos de trabalho e auxiliar os coordenadores da Secretaria na tomada de decisões, tornando-se assim uma importante ferramenta de gestão.

Seguindo esse raciocínio, todos os canais que recebiam reclamações, denúncias, sugestões ou elogios passaram a, paulatinamente, ter acesso ao OuvidorSUS, um sistema nacional gerido pelo Ministério da Saúde que permite registro e acompanhamento online das manifestações. Com isso, a Secretaria saiu de um ponto de registro para 50 em todo o município.

Outra mudança foi a publicação, este ano, de duas portarias que regulamentam todos esses canais de comunicação e padronizam o registro e o fluxo de atendimento. Além disso, esses canais passaram a especificar a qual unidade ou equipamento de saúde o munícipe estava se referindo em sua manifestação.

“Isso facilitou e muito a produção de relatórios conclusivos com descrições, locais e motivos dos principais problemas que detectamos na Rede para a Secretaria. Dá para identificar onde está o foco da insatisfação e adotar medidas para corrigir o processo de trabalho e atender melhor os usuários”, explicou a ouvidora central da Saúde, Marcia Regina de Mattos Chaves.

Foram regulamentados, inclusive, os prazos que a Ouvidoria tem para responder a uma solicitação (10 dias úteis), uma reclamação (30 dias corridos) ou uma denúncia (90 dias corridos, sendo que em até 10 dias deve ser iniciado o processo de averiguação do caso). 

Por meio do banco de dados do OuvidorSUS, a equipe de técnicos consegue acompanhar se os prazos estão sendo cumpridos e cobrar agilidade dos setores responsáveis. Outros seis POPs (Procedimento Operacional Padrão) foram concebidos para que em todo o município as ouvidorias se comunicassem a partir dos mesmos conceitos, e conseguissem mensurar os mesmo indicadores.

A população passou a contar, ainda, com mais um acesso de grande importância: a Central 156 de atendimento e informações da Prefeitura de São Paulo. Mais de mil pessoas foram treinadas em conhecimentos básicos da Rede Municipal de Saúde e no sistema OuvidorSUS, de modo que o número médio de manifestações com registro aumentou de 200 em julho de 2014 para 6 mil no mesmo período deste ano.

Desse modo, a ouvidoria contribuiu para conferir maior transparência à gestão pública e mais qualidade nos serviços oferecidos à comunidade.

Fonte: Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário