sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Antiga parceria é restabelecida entre DOGES e PNCT


A Diretora Geral do DOGES, Dra. Eliana Pinto, está dando continuidade às reuniões com outros Ouvidores de diversos órgãos. Desta vez, o encontro que ocorreu em seu gabinete, no dia 11 de agosto, pela manhã, teve a participação da Sra. Claudia Pinheiro, da Coordenação Geral de Ações Estratégicas (CGAE), no Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva, responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), da Sra. Valéria Cunha, também do INCA, além de servidores do DOGES.

O objetivo do encontro foi restabelecer uma antiga parceria entre o Departamento de Ouvidoria Geral do SUS e o INCA.

O DOGES anteriormente apoiava, com relatórios temáticos que continham, a partir das manifestações do cidadão, indicadores e dados que auxiliavam o Programa Nacional de Controle do Tabagismo e as políticas quanto ao combate.

O serviço Disque Pare de Fumar (DPF) foi criado em 2001 por meio de parceria entre o Ministério da Saúde e o INCA, como parte das comemorações do Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio.  Porém, em 2011, houve a mudança do Disque Saúde para 136, o que afastou esses antigos parceiros, descontinuando o trabalho de reciclagem, que era feito com os atendentes, que informavam também sobre esse serviço.

A Ouvidora-Geral do SUS mostrou-se totalmente favorável e determinou imediato resgate dessa parceria, além de mostrar entusiasmo pelo fato do Brasil ser um dos países que mais reduziu a quantidade de fumantes no mundo.

Agora, segundo Cláudia Pinheiro, o que se busca é uma parceria mais estratégica que desenvolva, de forma dialógica e democrática, melhorias na qualidade do atendimento aos usuários do SUS, com a interação entre Ouvidoria Geral e o Instituto do Câncer José de Alencar Gomes da Silva.

Fonte: Eliana Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário