segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Ouvidor da Previdência Social acredita na troca de experiências entre ouvidorias

O mês de julho foi marcado por um processo de diálogo entre diversas Ouvidorias no DOGES. O Ouvidor Geral da Previdência, Dr. Francisco Assis Santos Mano Barreto, esteve no gabinete da Ouvido Geral, Eliana Pinto, para uma conversa que pretende o estreitamento das relações entre as duas Ouvidorias, no dia 22 de julho.

A Previdência é a segunda maior Ouvidoria do país, ficando atrás do SUS. Algumas de suas manifestações são inclusive acolhidas para serem encaminhadas posteriormente para o Sistema Único de Saúde e vice-versa. Por este motivo, os Ouvidores confirmaram que esse é apenas o primeiro de muitos encontros que se seguirão.

O Dr. Francisco fez questão de destacar a importância das parcerias entre ouvidorias, “acredito que nós ouvidores podemos trocar experiências, informalmente, fazendo os ajustes adequados à realidade de cada ouvidoria, que é uma ferramenta importante de gestão.”

Com 17 anos de existência, a Ouvidoria da Previdência Social serviu como modelo para a implementação de uma Ouvidoria Geral em Moçambique, que copiou o modelo “SOUWEB”, (sistema usado pela Previdência) e que ainda está em fase de execução naquele país.

Quando perguntado sobre a qualidade dos serviços prestados pela Ouvidoria, o Ouvidor respondeu, “a população está mais politizada, mais consciente de seus direitos. Fazemos o possível para atender às manifestações. O papel do ouvidor não é fácil, mas é gratificante.”

Fonte: Eliana Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário