A
experiência como funcionaria na ouvidoria estadual, tem nós levado a refletir
sobre a importância das relações entre servidores e pacientes. Infelizmente são
comuns registros nessa ouvidoria relacionados à indelicadeza de alguns de
nossos colegas, que atuam na saúde em geral e aos quais não julgamos, pois
sabemos que a ouvidoria tem como função ser um terceiro imparcial, diante dos
fatos que aqui chegam. No entanto estas queixas tem nos levado a compreender o
quanto acolher e escutar um cidadão pode significar, e neste sentido é possível
pensarmos não somente no aprimoramento responsável em relação à demanda
apresentada, informações e providencias, mas também como dispositivo capaz de
gerar nas pessoas um pouco de alivio frente muitas vezes a um longo período de espera
por uma consulta, exame ou cirurgia, o qual temos visto ser na maioria das
vezes vivenciado com das dores no real do corpo, com escassez de informações, e
com indiferença, que nós é relatada como sentimento de tristeza e humilhação.
Assim pensamos que tais experiências, ao serem compartilhadas com aqueles que
têm se disposto a ouvir, podem doer menos, e lembramo-nos de uma frase
divulgada há alguns anos, que dizia: “acolher com amor, ameniza a dor”, e hoje
fazemos uma substituição e diremos” escutar com o coração ajuda a valorizar um
cidadão”. Queremos finalizar compartilhando a fala de uma cidadã que esteve
ontem nessa ouvidoria. Ela disse assim “Aqui foi o primeiro lugar onde pude
falar e ser ouvida, em geral nem deixam entrar, O que vocês fazem é muito
importante”. Diante disso nos alegramos e nos preocupamos. Alegramos-nos pelo
carinho e reconhecimento. Preocupamos-nos quanto ao evidenciar de praticas que
se fecham para escuta e naturalizam a indiferença. Dessa forma encerro,
pensando enquanto servidora desta ouvidoria, na importância das pessoas, seus
direitos e suas histórias e no quanto nossas relações podem contribuir ou não,
no aumento da angustia destas pessoas que já tanto padecem.
Fonte: Ouvidoria SUS/SESA-ES
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