quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Ouvidoria Geral do SUS marca presença na Marcha das Margaridas













Impactado pelas notícias que emergem do Congresso Nacional a partir do risco de sucumbência do Sistema Único de Saúde e solidário à luta das mulheres camponesas deste País, o Departamento de Ouvidoria Geral do SUS – DOGES se fez presente na 5ª Marcha das Margaridas.

A Ouvidoria Geral do SUS representa o canal de escuta direto do povo brasileiro. Dessa forma é o instrumento mais próximo das mulheres do campo, quando o assunto é a sua saúde, de seus filhos, de sua família. É por meio da Ouvidoria que sentimos as angústias da população e as sugestões para o aperfeiçoamento e a qualidade crescente do Sistema Único. E desde que foi apresentada a Proposta de Emenda à Constituição - PEC nº 451, que pretende obrigar que a saúde do trabalhador esteja sob a obrigatoriedade de planos de saúde vinculados às empresas, acendeu-se a luz amarela de todos os brasileiros que reconhecem no SUS a forma mais democrática de acesso à saúde.   

Para a Ouvidora Geral do SUS, Eliana Pinto, a Marcha conjuga integralmente as agendas comuns entre os que defendem o sistema de saúde nacional e o fomento à agroecologia. “Os gritos que vimos ecoar de todos os estados representantes na Marcha era, para além da reforma agrária justa, dos mecanismos de financiamento da agricultura familiar, mais saúde e educação. Portanto, é obrigação da Ouvidoria imprimir este sentimento e transferi-lo por força de nossos canais de escuta ao conjunto do Governo”, acrescentou a ouvidora.

Na pauta desta luta está ainda à defesa da produção de alimentos sem agrotóxicos e de melhor qualidade para a saúde das pessoas, o que reforça a necessidade de visibilidade do tema.
O DOGES participou conjuntamente com as mais de 70 mil mulheres em Marcha na Esplanada e reafirmou o compromisso de escuta e parceria permanente com as trabalhadoras rurais e com o povo brasileiro.

Fonte: Eliana Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário