terça-feira, 18 de agosto de 2015

Integração da Ouvidoria do SUS BH / Ouvidor SUS BH à Ouvidoria-Geral do Município de Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte, a partir do dia 15 de junho de 2015, promoveu a integração da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte/Ouvidor SUS BH à Ouvidoria-Geral do Município, que passou a atender também as demandas oriundas do Ouvidor SUS. 

Esta mudança foi construída conjuntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, sendo amplamente divulgada na cidade, Secretaria de Estado da Saúde e municípios de Minas Gerais.

Vários aspectos positivos dessa integração merecem destaque:

Ø  O novo local oferece comodidade aos usuários, por ser central e dispor de boa acessibilidade;

Ø   Quanto às formas de contato, os telefones e o acesso à Ouvidoria do SUS BH continuam os mesmos e, além deles, a Ouvidoria-Geral do Município pode ser contatada pelos seguintes canais:
     - Internet: ouvidoriageral.pbh.gov.br;
     - Telefone: Disque 156 - Opção Ouvidoria;
     - Presencialmente: BH Resolve – Guichê da Ouvidoria - Av. Santos Dumont, nº 363 – Centro.

Ø  Na sequência, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, a Ouvidoria-Geral do Município deu início a um processo de descentralização de acesso ao teor das manifestações a todas as unidades de saúde das Regionais Nordeste e Noroeste.
Trata-se de um projeto piloto que está sendo implantado e, nesta nova lógica, as manifestações serão encaminhadas diretamente ao Distrito Sanitário que as enviará às unidades responsáveis, para apuração e resposta à Ouvidoria, tudo via Sistema. Desta forma, além de agilizar todo o processo, também haverá economia de papel e trabalho, uma vez que antes as manifestações eram impressas e encaminhadas por malote ou e-mail às unidades responsáveis para apuração. Oportunamente, a expansão da descentralização será estendida às outras sete Regionais.

Ø  Após a integração, todas as manifestações são registradas no Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública, inclusive as oriundas do OuvidorSUS, portanto os relatórios, além de mais fidedignos e consistentes, retratam os dados e resultados de forma ampla, abrangendo todas as informações possíveis, em relação à saúde no Município.

É muito importante destacar que todo o processo tem se revelado uma experiência exitosa e muito gratificante, especialmente em relação ao atendimento aos munícipes.
Outro fator que merece especial destaque refere-se à grande redução do passivo das manifestações no Sistema OuvidorSUS, após a integração, conforme os dados a seguir:

Sistema OuvidorSUS:
Fevereiro 2015: 3.600 manifestações em andamento;
15 de junho de 2015: 2.700 manifestações em andamento;
31/07/2015: 22 manifestações (todas dentro do prazo).

Fonte: INTEGRAÇÃO DA OUVIDORIA DO SUS BH / OUVIDOR SUS BH À OUVIDORIA-GERAL DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE

A Prefeitura de Belo Horizonte, a partir do dia 15 de junho de 2015, promoveu a integração da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte/Ouvidor SUS BH à Ouvidoria-Geral do Município, que passou a atender também as demandas oriundas do Ouvidor SUS. 

Esta mudança foi construída conjuntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, sendo amplamente divulgada na cidade, Secretaria de Estado da Saúde e municípios de Minas Gerais.

Vários aspectos positivos dessa integração merecem destaque:

Ø  O novo local oferece comodidade aos usuários, por ser central e dispor de boa acessibilidade;

Ø   Quanto às formas de contato, os telefones e o acesso à Ouvidoria do SUS BH continuam os mesmos e, além deles, a Ouvidoria-Geral do Município pode ser contatada pelos seguintes canais:
     - Internet: ouvidoriageral.pbh.gov.br;
     - Telefone: Disque 156 - Opção Ouvidoria;
     - Presencialmente: BH Resolve – Guichê da Ouvidoria - Av. Santos Dumont, nº 363 – Centro.

Ø  Na sequência, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, a Ouvidoria-Geral do Município deu início a um processo de descentralização de acesso ao teor das manifestações a todas as unidades de saúde das Regionais Nordeste e Noroeste.
Trata-se de um projeto piloto que está sendo implantado e, nesta nova lógica, as manifestações serão encaminhadas diretamente ao Distrito Sanitário que as enviará às unidades responsáveis, para apuração e resposta à Ouvidoria, tudo via Sistema. Desta forma, além de agilizar todo o processo, também haverá economia de papel e trabalho, uma vez que antes as manifestações eram impressas e encaminhadas por malote ou e-mail às unidades responsáveis para apuração. Oportunamente, a expansão da descentralização será estendida às outras sete Regionais.

Ø  Após a integração, todas as manifestações são registradas no Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública, inclusive as oriundas do OuvidorSUS, portanto os relatórios, além de mais fidedignos e consistentes, retratam os dados e resultados de forma ampla, abrangendo todas as informações possíveis, em relação à saúde no Município.

É muito importante destacar que todo o processo tem se revelado uma experiência exitosa e muito gratificante, especialmente em relação ao atendimento aos munícipes.
Outro fator que merece especial destaque refere-se à grande redução do passivo das manifestações no Sistema OuvidorSUS, após a integração, conforme os dados a seguir:

Sistema OuvidorSUS:
Fevereiro 2015: 3.600 manifestações em andamento;
15 de junho de 2015: 2.700 manifestações em andamento;
31/07/2015: 22 manifestações (todas dentro do prazo).

Fonte: Ouvidoria do Município de Belo Horizonte

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