sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Ouvidoria: Fluxo de Tramitação pelo “SISTEMA 156”

O objetivo deste trabalho é apresentar  uma proposta de integração tramitação de documentos da Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com o Sistema 156 da Prefeitura Municipal de Curitiba e os Distritos Sanitários (DS) O foco é permitir a participação social na administração pública, sendo um canal democrático de comunicação entre o cidadão e a gestão na esfera municipal para dialogar com a população.

Para tornar a Ouvidoria da SMS ativa e cumprir com o objetivo de mobilizar os setores de gestão e da sociedade para um olhar mais crítico e cooperativo do SUS Curitiba devemos ampliar a participação do cidadão usuário do SUS, garantindo a escuta, análise e o retorno da demanda por ele trazida por meio de um atendimento humanizado e acolhedor.

A missão  ouvidoria Ouvidoria da SMS é ser uma ferramenta de gestão para fortalecimento do SUS Curitiba.

Atualmente a Coordenação da Ouvidoria, conta com uma equipe especifica para tratamento da demanda e equipe de tele atendentes treinados para o recebimento, análise, encaminhamento, acompanhamento, resposta e guarda da demanda do cidadã. Estamos implantando um projeto que consiste na participação dos DS, onde,  neste novo fluxo os DS serão Responsável pelo Serviço no Órgão (RSOs) e irão receber, analisar e tramitar as manifestações dos usuários nos seus respectivos equipamentos por meio do Sistema 156 da Prefeitura Municipal de Curitiba  para que estes respondam aos cidadãos, posteriormente concluindo os registros. Isto possibilita que os gestores no DS controlem os prazos de resposta e gerem relatórios tendo então um domínio gerencial mais amplo e rápido que resultará em maior agilidade nas tomadas de decisões de acordo com os problemas encontrados especificamente em sua área e reduzindo o prazo de tramitação e resposta dos documentos.

Cabe a Ouvidoria realizar a supervisão e fornecer os subsídios necessários aos DS, apoiando sempre que necessário e trabalhando em conjunto para que possa fornecer ao gestor subsídios reais para as tomadas de decisão.

A Ouvidoria está em fase de adequação de seus fluxos e trabalhos para tornar-se uma Ouvidoria Ativa. No momento prevê a realização de uma pesquisa trimestral envolvendo os usuários de Unidades de Saúde, Centros de Atendimento Psicossocial, Centros de Especialidades Médicas e Odontológicas. Tem-se a intenção de ampliar-se esta pesquisa  aos Prestadores de Serviços e Unidades de Pronto Atendimento.

No que compete as Unidades de Pronto Atendimento a Ouvidoria vem realizando questionários periódicos por meio de “Ouvidoria Itinerante”. Esta ação consiste na aplicação de questionários de satisfação bem como a realização de sala de espera com intuito de orientar na busca de informações e realização de manifestações junto a Ouvidoria do Município de Curitiba bem como fortalecer as Ouvidorias de Outros Municípios e do Estado.

Atualmente a maioria dos registros é tramitada via Sistema 156 possibilitando a redução no tempo de tramitação e resposta além da economia com custos de impressão.

Hoje o maior desafio consiste na construção de relatórios gerenciais que possibilitem a emissão de relatórios analítico para que o fornecimento de informações ocorra em menor tempo e modo dinâmico. 

Fonte: Ouvidoria da Secretária Municipal de Saúde de Curitiba                                                                                            


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