Ferramenta permite que ouvidorias possam se comunicar e mediar manifestações dos cidadãos e cidadãs
A equipe técnica do Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS
(Doges/SGEP/MS), em parceria com a Ouvidoria-Geral da Secretaria da Saúde do
Ceará, está promovendo dois dias intensivos de capacitação para gestores e
ouvidores que trabalham com o Sistema OuvidorSUS. O curso acontece na Escola de
Saúde do Ceará para aprimorar a utilização do sistema para o acolhimento das
manifestações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)
Os participantes estudam dois módulos essenciais no registro e
sistematização das manifestações do cidadão. O primeiro é o 'Módulo Gestão de
Conteúdo', em que o participante aprende a disseminar informações de saúde,
programas e legislações do Ministério da Saúde. O segundo, 'Módulo Registro',
em que o foco é o acolhimento das solicitações, denúncias, reclamações,
sugestões, elogios ou demandas por informação solicitadas por usuários,
profissionais ou gestores.
Para Eliana Pinto, diretora do Departamento de Ouvidora-Geral do SUS, a
capacitação permitirá que as ouvidorias gerenciem o sistema e os processos
internos de trabalho de forma qualificada. “O sistema é uma ferramenta
importante de diálogo, de escuta e de democratização de informações em saúde
entre a ouvidoria, os órgãos responsáveis pela gestão do SUS e o cidadão”,
destacou
Para a técnica da ouvidoria do SUS da Secretaria da Saúde do Ceará,
Judith Oliveira, responsável pelo Sistema, as melhorias recentemente
implantadas no sistema Ouvidor SUS possibilitam a oferta de respostas mais
ágeis aos cidadãos que procuram as ouvidorias do SUS. “Na maioria das vezes,
conseguimos dar respostas satisfatórias ao cidadão e recebemos retorno positivo
dos usuários”, destaca.
DEMANDAS DO CEARÁ - Entre as manifestações recebidas pelo Disque
Saúde 136, Judith Oliveira informou que uma das mais registradas diz respeito à
oferta de medicamentos e à regulação dos serviços como, por exemplo, a espera
por realização de uma cirurgia ou a disponibilização de leitos.
De janeiro a maio de 2016, o Disque Saúde 136 no estado do Ceará recebeu
mais de 500 manifestações registradas no sistema, das quais mais de 30% para a
solicitação de medicamentos de alto custo, relata Judith.
O SISTEMA - O OuvidorSUS é um sistema informatizado, elaborado pelo
Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS e desenvolvido pelo Departamento de
Informática do SUS (DATASUS) para agilizar e desburocratizar a comunicação
entre as Ouvidorias em saúde, bem como subsidiar a geração de relatórios para
nortear e respaldar novas ações em saúde.
Ele possibilita à Ouvidoria desempenhar o papel de instrumento de
gestão. Além disso, o sistema permite a disseminação de informações, a partir
de um banco de dados atualizado periodicamente por uma equipe especializada do
Ministério da saúde.
O OuvidorSUS surgiu para dar vazão às manifestações dos cidadãos e cidadãs
de forma sistemática, por meio de um sistema informatizado que unifica os
registros feitos pela população e permite a geração de protocolos que levam
cada manifestação ao conhecimento da esfera de competência. Isso possibilita a
corresponsabilidade de todos os entes envolvidos no processo de
descentralização da gestão em saúde no SUS.
Por Chica
Picanço
Fotos: Doges/SGEP/MS
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