segunda-feira, 6 de junho de 2016

Técnicos da Região Nordeste são capacitados para utilizar o sistema OUVIDORSUS.

Ferramenta permite que ouvidorias possam se comunicar e mediar manifestações dos cidadãos e cidadãs

A equipe técnica do Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS (Doges/SGEP/MS), em parceria com a Ouvidoria-Geral da Secretaria da Saúde do Ceará, está promovendo dois dias intensivos de capacitação para gestores e ouvidores que trabalham com o Sistema OuvidorSUS. O curso acontece na Escola de Saúde do Ceará para aprimorar a utilização do sistema para o acolhimento das manifestações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)
Os participantes estudam dois módulos essenciais no registro e sistematização das manifestações do cidadão. O primeiro é o 'Módulo Gestão de Conteúdo', em que o participante aprende a disseminar informações de saúde, programas e legislações do Ministério da Saúde. O segundo, 'Módulo Registro', em que o foco é o acolhimento das solicitações, denúncias, reclamações, sugestões, elogios ou demandas por informação solicitadas por usuários, profissionais ou gestores.
Para Eliana Pinto, diretora do Departamento de Ouvidora-Geral do SUS, a capacitação permitirá que as ouvidorias gerenciem o sistema e os processos internos de trabalho de forma qualificada. “O sistema é uma ferramenta importante de diálogo, de escuta e de democratização de informações em saúde entre a ouvidoria, os órgãos responsáveis pela gestão do SUS e o cidadão”, destacou
Para a técnica da ouvidoria do SUS da Secretaria da Saúde do Ceará, Judith Oliveira, responsável pelo Sistema, as melhorias recentemente implantadas no sistema Ouvidor SUS possibilitam a oferta de respostas mais ágeis aos cidadãos que procuram as ouvidorias do SUS. “Na maioria das vezes, conseguimos dar respostas satisfatórias ao cidadão e recebemos retorno positivo dos usuários”, destaca.
DEMANDAS DO CEARÁ - Entre as manifestações recebidas pelo Disque Saúde 136, Judith Oliveira informou que uma das mais registradas diz respeito à oferta de medicamentos e à regulação dos serviços como, por exemplo, a espera por realização de uma cirurgia ou a disponibilização de leitos.
De janeiro a maio de 2016, o Disque Saúde 136 no estado do Ceará recebeu mais de 500 manifestações registradas no sistema, das quais mais de 30% para a solicitação de medicamentos de alto custo, relata Judith.
O SISTEMA - O OuvidorSUS é um sistema informatizado, elaborado pelo Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS e desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS) para agilizar e desburocratizar a comunicação entre as Ouvidorias em saúde, bem como subsidiar a geração de relatórios para nortear e respaldar novas ações em saúde.
Ele possibilita à Ouvidoria desempenhar o papel de instrumento de gestão. Além disso, o sistema permite a disseminação de informações, a partir de um banco de dados atualizado periodicamente por uma equipe especializada do Ministério da saúde.
O OuvidorSUS surgiu para dar vazão às manifestações dos cidadãos e cidadãs de forma sistemática, por meio de um sistema informatizado que unifica os registros feitos pela população e permite a geração de protocolos que levam cada manifestação ao conhecimento da esfera de competência. Isso possibilita a corresponsabilidade de todos os entes envolvidos no processo de descentralização da gestão em saúde no SUS.

Por Chica Picanço 
Fotos: Doges/SGEP/MS

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