Educação permanente busca qualificar
o atendimento ofertado pelo serviço aos usuários do SUS
O Núcleo de Capacitação do Departamento de
Ouvidoria Geral do SUS (Nucap/Doges/SGEP/MS), ministrou entre os dias 7 a 15 de
junho cursos de capacitação para o aperfeiçoamento dos profissionais do Call
Center, que trabalham no atendimento prestado aos usuários do SUS por meio do
Disque Saúde 136.
A capacitação incluiu temas como o acesso à
informação, o registro de demandas e a realização de pesquisas em saúde propostas
por áreas do Ministério da Saúde.
Um dos maiores desafios do Departamento é
qualificar de modo permanente o atendimento ofertado pelo Disque Saúde 136 e
apoiar o processo de inovação tecnológica da Central de Pesquisa e
Teleatendimento. Tudo para facilitar o diálogo entre os usuários e os gestores
do Sistema Único de Saúde.
Desde janeiro, foram capacitados 737 operadores,
monitores, supervisores e coordenadores dos atendimentos ativo e receptivo da
Central do Disque Saúde 136. Atualmente, o teleatendimento conta com 458
operadores.
Para realizar as capacitações, as atividades de
educação permanente foram organizadas de acordo com os tipos de atendimento
prestados pela Central. A metodologia propiciou a oportunidade de refletir em
grupo sobre as práticas cotidianas e avaliá-las de forma crítica.
Por Chica Picanço.
Foto: Daniel Araújo.
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