quinta-feira, 16 de junho de 2016

Mato Grosso participa de curso nacional de qualificação de auditorias e ouvidoria do SUS


Auditores e Ouvidores do SUS participaram, entre os dias 6 e 10 de junho, na cidade de Cuiabá, Mato Grosso, da segunda etapa do Curso Nacional de Qualificação de Auditoria e Ouvidoria do SUS. O evento reuniu mais de 58 auditores e ouvidores de mais de 20 municípios mato-grossenses, selecionados pelo Ministério da Saúde.

Os encontros contribuem para a qualificação e fortalecimento das áreas estratégicas de auditoria e ouvidoria, visando a fortalecer a implantação do Projeto de Descentralização das Ouvidorias do SUS e melhorar o atendimento ao cidadão. No caso das Ouvidorias, o curso está voltado para qualificação de profissionais que atuam na implementação de serviços de Ouvidorias na esfera municipal.

Para a ouvidora setorial do SUS no estado do Mato Grosso, Marisa Dorilêo Negretti, o encontro propôs uma reflexão sobre a prática profissional e organização dos serviços. São contemplados os municípios que ainda não possuem Ouvidoria implantada e já pactuaram Ouvidoria em 2014.

“O curso é um momento ímpar para a saúde no estado de Mato Grosso, pois pontua e atualiza o conhecimento dos auditores e ouvidores nos temas: estado, sociedade, saúde e cidadania, auditoria e ouvidoria; e contribui para a prática profissional e organização dos serviços de auditoria e ouvidoria no âmbito do SUS”, explica.

A qualificação possui carga horária de 80h, dividida em duas etapas: a primeira, com 40h, para a Unidade de Aprendizagem 1 (UA1), comum a todos, e a segunda, de 40h, para a Unidade de Aprendizagem 2 (UA2), com temas específicos sobre Auditoria ou Ouvidoria.

A primeira etapa do curso foi realizada entre os dias 16 e 20 de maio, na Escola de Saúde Pública (ESP) e abordou temas como a política de saúde, noções iniciais de estado e da garantia do direito, marcos conceituais e legais do SUS, estruturas institucional e instância decisória e pratica de gestão participativa.

O Curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do SUS é o resultado de parceria entre a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), o Departamento Geral de Ouvidoria do SUS (Doges) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), e com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) por meio da Escola de Saúde Pública (ESP).

REDE DE OUVIDORIAS - A Ouvidoria do Estado de Mato Grosso está organizada em rede, ou seja, as ouvidorias de cada órgão e entidade estão interligadas pelo mesmo sistema eletrônico (denominado Fale Cidadão) para registro de demandas e seguem diretrizes comuns de atuação estabelecidas pela Controladoria Geral do Estado - CGE, por meio da Ouvidoria Geral.

Além disso, está estruturada para receber denúncias, reclamações, sugestões e pedidos de informações acerca de qualquer área de competência do Poder Executivo Estadual pelos mesmos canais de contato. São eles: discagem gratuita pelo 0800-647-1520, ligação local pelo número 162 e registro pelo endereço www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao (redirecionamento está disponível em todos os sites dos órgãos).

Além dos canais já mencionados, as Ouvidorias das secretarias e entidades também realizam atendimento presencial, por postal e e-mail (específico e divulgado nos sites de cada pasta).

Por Chica Picanço, com informações da Assessoria/CGE e Secretaria de Estado de Saúde/MT
Fotos: Ouvidoria do SUS/Secretaria de Estado de Saúde/MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário