segunda-feira, 6 de junho de 2016

Ministério da Saúde reforça papel da Ouvidoria como ferramenta de gestão do SUS.

Na oficina, o Doges discutiu o papel das ouvidorias como instrumento de gestão e de qualificação do SUS

O Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS participou nesta sexta-feira (3) da Oficina "Ouvidorias: Como a escuta ampliada pode qualificar a gestão municipal do SUS", realizada no XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Congresso do Conasems)                                
A oficina reuniu mais de 80 gestores e técnicos do SUS para discutir o papel e a missão das ouvidorias, do Sistema Único de Saúde, no aprofundamento de temas essenciais para sua efetivação como ferramenta de gestão e de qualificação da atenção no sistema público de saúde
Para Eliana Pinto, diretora do Doges, a escuta ampliada pode ser qualificada a partir do momento em que os gestores se perguntam o que o cidadão tem a dizer para a gestão pública brasileira. “O papel da ouvidoria é prestar informações qualificadas para o cidadão. Nesse sentido, temos um grande instrumento que presta, acolhe e dissemina informações por meio do Disque Saúde 136”, frisou. “Gestão pressupõe ouvidoria, sem ouvidoria não há gestão”, acrescentou
O secretário de Saúde do município de Primavera do Leste, no Mato Grosso, Fábio Henrique Lago, apresentou o projeto ‘Amigos da Saúde’, desenvolvido pela Secretaria municipal como ferramenta para sanar a dificuldade de participação da população nas ações de saúde. “O projeto propõe humanizar o atendimento junto às escolas e instâncias de saúde do município”, salientou
O professor da Universidade Federal da Paraíba, Rubens Pinto Lyra, ressaltou o conceito de ouvidoria, confrontando as experiências concretas, em especial de sua autonomia para realizar com excelência a interlocução com o cidadão. “Este conceito é aprimorado na medida do acúmulo de experiências e do diálogo com a cidadania, consolidando-se entre a teoria e a prática”, destacou
O secretário municipal de Crateús do Ceará, Ângelo Luiz Leite Nóbrega, destacou que o financiamento é uma das medidas principais para implantação e implementação das ouvidorias do SUS . “Para uma ouvidoria de excelência, é imprescindível que o financiamento seja priorizado para suprir as necessidades mínimas que o serviço requer”, comentou
No debate, a ouvidora do Estado da Bahia, Celurdes Alves, ressaltou a importância da capacitação dos servidores no âmbito das ouvidorias do SUS. “Para orientar a atuação dos gestores e profissionais de saúde sobre as ações da ouvidoria do SUS do estado da Bahia e superar os desafios, decidimos priorizar a capacitação como ferramenta de construir novas formas de gestão” salientou
Como canal de mediação entre o poder público e o cidadão, as ouvidorias do SUS são instrumentos de gestão voltados para o aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde. Fazem parte da Política de Gestão Estratégica e Participativa do SUS do Ministério da Saúde.
Por Chica Picanço.
Fotos: Karina Zambrana.

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