Na oficina, o Doges discutiu o papel das ouvidorias como instrumento de gestão e de qualificação do SUS
O Departamento de
Ouvidoria-Geral do SUS participou nesta sexta-feira (3) da Oficina
"Ouvidorias: Como a escuta ampliada pode qualificar a gestão municipal do
SUS", realizada no XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de
Saúde (Congresso do Conasems)
A oficina reuniu mais de 80 gestores e técnicos do SUS para discutir o
papel e a missão das ouvidorias, do Sistema Único de Saúde, no aprofundamento
de temas essenciais para sua efetivação como ferramenta de gestão e de
qualificação da atenção no sistema público de saúde
Para Eliana Pinto, diretora do Doges, a escuta ampliada pode ser
qualificada a partir do momento em que os gestores se perguntam o que o cidadão
tem a dizer para a gestão pública brasileira. “O papel da ouvidoria é prestar
informações qualificadas para o cidadão. Nesse sentido, temos um grande
instrumento que presta, acolhe e dissemina informações por meio do Disque Saúde
136”, frisou. “Gestão pressupõe ouvidoria, sem ouvidoria não há gestão”,
acrescentou
O secretário de Saúde do município de Primavera do Leste, no Mato
Grosso, Fábio Henrique Lago, apresentou o projeto ‘Amigos da Saúde’,
desenvolvido pela Secretaria municipal como ferramenta para sanar a dificuldade
de participação da população nas ações de saúde. “O projeto propõe humanizar o
atendimento junto às escolas e instâncias de saúde do município”, salientou
O professor da Universidade Federal da Paraíba, Rubens Pinto Lyra,
ressaltou o conceito de ouvidoria, confrontando as experiências concretas, em
especial de sua autonomia para realizar com excelência a interlocução com o
cidadão. “Este conceito é aprimorado na medida do acúmulo de experiências e do
diálogo com a cidadania, consolidando-se entre a teoria e a prática”, destacou
O secretário municipal de Crateús do Ceará, Ângelo Luiz Leite Nóbrega,
destacou que o financiamento é uma das medidas principais para implantação e
implementação das ouvidorias do SUS . “Para uma ouvidoria de excelência, é
imprescindível que o financiamento seja priorizado para suprir as necessidades
mínimas que o serviço requer”, comentou
No debate, a ouvidora do Estado da Bahia, Celurdes Alves, ressaltou a
importância da capacitação dos servidores no âmbito das ouvidorias do SUS.
“Para orientar a atuação dos gestores e profissionais de saúde sobre as ações
da ouvidoria do SUS do estado da Bahia e superar os desafios, decidimos
priorizar a capacitação como ferramenta de construir novas formas de gestão”
salientou
Como canal de mediação entre o poder público e o cidadão, as ouvidorias
do SUS são instrumentos de gestão voltados para o aperfeiçoamento da qualidade
e da eficácia das ações e serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde. Fazem
parte da Política de Gestão Estratégica e Participativa do SUS do Ministério da
Saúde.
Por Chica Picanço.
Fotos: Karina Zambrana.
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