quinta-feira, 3 de março de 2016

Ouvidoria-Geral do SUS dissemina informações para combater o mosquito Aedes Aegypti

Ações incluem capacitação de estados e municípios, apoio a pesquisas e atendimento pelo Disque Saúde 136

O Departamento-Geral de Ouvidoria-Geral do SUS (Doges/SGEP/MS), integrante do Colegiado Estratégico no âmbito do governo federal no combate ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika Vírus, está atuando diretamente em ações estratégicas e educativas de combate e prevenção ao mosquito.
Uma das principais ações tem sido a capacitação dos colaboradores da Central Disque Saúde 136 para o atendimento ao cidadão com informações. Até o momento, foram capacitados 30 profissionais.
Somente entre os dias 13 e 19 de fevereiro, quando aconteceram as mobilizações nacionais e do Ministério da Educação para o combate ao Aedes Aegypti, quase 183 mil cidadãs e cidadãos foram atendidos pelo 136. Ao final da segunda semana de mobilização, entre os dias 20 a 26 de fevereiro, mais 133.854 ligações foram registradas, num total de quase 318 mil atendimentos com informações atualizadas sobre a campanha nacional Zika Zero.
A disseminação de informações também está sendo realizada por meio da Carta SUS, instrumento de transparência que oferta aos cidadãos informações sobre o atendimento recebido nos serviços de média e alta complexidades no SUS e parceiros. O material inclui agora informações educativas sobre a transmissão das doenças associadas ao Aedes e está especialmente direcionado às mulheres grávidas.
PESQUISA – Juntamente com a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), a Ouvidoria-Geral do SUS participou da assinatura de um Protocolo de Pesquisa com ações direcionadas exclusivamente às mulheres que tiveram bebês diagnosticados com microcefalia. A meta é mapear o acesso destas famílias aos serviços de saúde e verificar se as crianças já foram encaminhadas para o devido acompanhamento médico.
As ouvidorias integrantes do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS (SNO) também têm acesso ao sistema eletrônico OuvidorSUS, que contém o Banco de Informações Técnicas em Saúde (BITS) com informações organizadas e sobre o Zika Vírus e a Microcefalia, entre outros assuntos.
INTEGRAÇÃO – No dia 30 de março, o Doges vaio realizar na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília, uma Oficina de Capacitação com as Ouvidorias do SUS dos estados, capitais, Distrito Federal e dos municípios com maior incidência crítica das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. O objetivo é integrar ações, promovendo a participação do governo federal nas salas de situação estaduais e municipais.
Por Chica Picanço

Nenhum comentário:

Postar um comentário