quarta-feira, 9 de março de 2016

Consultas Nacionais das Mulheres













Ouvidoria-Geral do SUS participa das Consultas Nacionais das Mulheres Ciganas
Em preparação para a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (4ª CNPM) que será realizada em Brasília entre os dias 10 e 13 de maio de 2016, a Ouvidoria-Geral do SUS participou entre os dias 02 e 03 de março de mais uma das etapas importantes das Consultas Nacionais das Mulheres. Nesta etapa foram envolvidas as mulheres com Deficiência e as Ciganas.

As etapas preparatórias tiveram início em junho de 2015, e já mobilizaram milhares de mulheres de diversos municípios e do Distrito Federal, em conferências municipais, estadual e governamental. Envolveram mulheres de diferentes segmentos, como mulheres negras, com deficiência, indígenas, lésbicas, quilombolas, urbanas, do campo, das águas e das florestas, de aproximadamente 2.200 municípios, incluindo as capitais da maioria dos estados brasileiros.

Durante o evento, a Ouvidoria-Geral do SUS registrou manifestações e realizou ação informativa com as representantes ciganas com o objetivo de compartilhar informações sobre instrumentos de acesso das mulheres ciganas aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS por meio do DOGES/SGEP/MS. “Essa é uma oportunidade das mulheres ciganas tirarem suas dúvidas, adquirindo conteúdos que irão melhorar o seu dia-a-dia em suas localidades”, disse a ouvidora-geral do SUS, Eliana Pinto.

O principal objetivo das Consultas Nacionais é assegurar a participação de segmentos específicos e de povos e comunidades tradicionais de todo o país na 4ª CNPM, em especial das regiões mais isoladas e garantirá maior visibilidade das questões levantadas pelas mulheres com deficiência que participaram do evento.
















Por Chica Picanço/Doges/Sgep/MS
Foto: Lucas Betti/Doges/Sgep/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário