terça-feira, 16 de setembro de 2008

Notícia

Começa Curso de Aperfeiçoamento no Rio

Ouvidores públicos de vários estados do país participam, no Rio de Janeiro, do 3º Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública. O evento começou na tarde de hoje (16) no auditório da Receita Federal, do edifício Palácio da Fazenda.

Promovido pela Ouvidoria-Geral da União/Presidência da República, o treinamento vai fornecer subsídios indispensáveis para a atuação de ouvidores e servidores.

Como o ouvidor deve se expressar? Esta foi uma das questões colocadas na tarde de hoje (16) pelo professor doutor Carlos Vinícius Costa de Mendonça, que é ouvidor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).



Segundo ele, o ouvidor deve estar preparado para falar e representar a sua instituição quando for necessário. "E não é só por isso que o ouvidor deve estar preparado para falar e se expressar. O nosso trabalho é de diálogo constante e, por isso, se justifica a verbalização. O nosso desafio é persuadir, conquistar e emocionar. O ouvidor é um mediador e, portanto, deve mediar com prudência, tolerância."

Para desempenhar bem essas tarefas, os ouvidores aprenderam técnicas para preparar discurso, além de noções de ética e retórica.

Carlos Vinícius falou para um auditório lotado. Citou exemplos da história brasileira para destacar a importância da retórica.

Na segunda etapa da aula, o professor fez uma dinâmica com os participantes que tiveram que treinar discursos de homenagem e agradecimento.

Após essa atividade, a ouvidora-geral da União, Eliana Pinto, agradeceu a participação de todos e falou sobre os objetivos do Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública, que neste ano já foi promovido em Teresina, São Paulo, Palmas e Recife. Ela também ressaltou a importância da troca de experiências entre os ouvidores durante o treinamento.

Amanhã (17), a programação inicia às 8h30. A primeira aula do dia abordará o tema "Mediação de Conflitos". Quem ministra o treinamento é a diretora da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal/Advocacia-Geral da União (AGU), Hélia Maria de Oliveira Bettero.

À tarde, a partir das 14h, a doutora em Psicologia Iolanda Bezerra dos Santos Brandão ministrará aula sobre o tema "Desafios do Ouvidor na Interação com o Cidadão".







Um comentário:

  1. As fotos ficaram excelentes. Foi uma grande oportunidade diante da possibilidade de aperfeiçoamento tanto com os palestrantes como interagindo com os colegas ouvidores de diferentes áreas e esferas de governo. Parabéns e obrigado pela oportunidade!

    ResponderExcluir