sexta-feira, 8 de maio de 2009

Ouvidores públicos participam de seminário no TCU

Ouvidores federais e servidores dos Tribunais de Contas de vários estados participaram ontem do seminário "Ouvidorias no serviço público: a voz do cidadão na melhoria da gestão pública", no auditório Ministro Pereira Lima do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.

O evento foi aberto pelo presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar. Logo após a solenidade, o jornalista Francisco Viana falou sobre comunicação, estratégia e reputação.

Também foram discutidos temas como o papel das ouvidorias, controle social, corrupção, sigilo e anonimato das informações.

No encerramento, a ouvidora-geral da União, Eliana Pinto, falou sobre o papel das ouvidorias públicas. "Ouvidoria não é Corregedoria, Auditoria, Disque-denúncia, Procon ou Central de Atendimento. Ouvidoria é espaço de fortalecimento da democracia participativa; é instrumento de qualidade de gestão, espaço de mediação de conflitos. É certo que as ouvidorias têm proporcionado contato direto do cidadão com a estrutura administrativa. Sua ferramenta principal é o diálogo, fazendo uso da persuasão racional para resolver os problemas. Coerção não combina com a ouvidoria."



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