quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Ouvidoria da Previdência Social completa 10 anos

Participamos na manhã de hoje (27) da comemoração dos 10 anos da Ouvidoria da Previdência Social, a maior ouvidoria pública da América Latina. Vários ouvidores federais e estaduais prestigiaram a solenidade.

Destacamos durante o evento que ainda estamos no início de uma grande caminhada. Estamos construindo a base desse segmento e sensibilizando pessoas que ainda viram as costas para o nosso Instituto.

Quero destacar que nós, Ouvidores e Ouvidoras, temos compromisso com a qualidade de gestão, a Democracia Participativa e com a defesa dos Direitos Humanos. Não podemos nos afastar desse caminho.




Desde sua criação, a Ouvidoria da Previdência recebeu um total de 1,5 milhão de manifestações de cidadãos, com percentual de solução de 90,74%. A maioria das manifestações recebidas no período refere-se a benefícios (um pouco mais de 1 milhão).

Durante a programação, que ocorreu no auditório da Dataprev, em Brasília/DF, foi exibido um vídeo sobre os 10 anos com depoimentos de cidadãos que procuraram a Ouvidoria. Um deles foi a advogada Regina Duarte que falou sobre o atendimento que recebeu. "A Ouvidoria é sinônimo de praticidade. O resultado foi rápido. Foi surpreendente", revelou ela, que procurou a Ouvidoria para questionar assunto relativo ao salário-maternidade.

O ministro da Previdência, José Pimentel, elogiou a atuação da Ouvidoria e destacou a consolidação das ouvidorias nas instituições públicas. "Os números por si só falam desse crescimento das ouvidorias nas instituições públicas. Os cidadãos são ouvidos e têm respostas."




Na opinião do secretário-executivo do ministério, Carlos Eduardo Gabas, o serviço de Ouvidoria tem melhorado a cada ano. Ele disse ainda que a Ouvidoria é um instrumento "que precisa ser melhorado constantemente". "Ainda hoje há resistências dentro da Casa, mas muitos servidores têm uma visão equivocada da Ouvidoria. Temos que trabalhar o conceito na Casa e criar parcerias com a Ouvidoria. Estamos empenhados em fortalecer a Ouvidoria."




Números - Na comemoração, o ouvidor-geral da Ouvidoria da Previdência, Paulo Marcello Fonseca Marques, apresentou algumas informações sobre os 10 anos da Ouvidoria, que é a mais antiga da Administração direta.

Em média, a unidade recebe 18 mil manifestações por mês. Segundo Paulo, uma das formas de combater o represamento dessas manifestações dentro do ministério tem sido o diálogo com as áreas internas. "Fizemos parcerias com as áreas e esse tem sido um caminho com bons resultados."

Entre as melhorias da Ouvidoria, ele citou a reforma recente do espaço físico, o sistema SOU-WEB, a capacitação contínua dos colaboradores, a criação do controle de qualidade das respostas, a revisão dos padrões de respostas.

Além de uma apresentação musical, a programação incluiu várias homenagens aos funcionários e uma apresentação do grupo teatral da Ouvidoria.

Participaram também do evento o presidente do INSS, Marco Antonio de Oliveira; o presidente da Dataprev, Lino Roque Kieling; e o secretário de Previdência Social do MPS, Helmut Schwarzer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário