terça-feira, 12 de agosto de 2008

Notícia

Começa 3ºCurso de Aperfeiçoamento em Recife

Começou na tarde de hoje (12), em Recife/PE, o 3 º Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública. O evento acontece no auditório da sede do Ministério da Fazenda e reúne 80 ouvidores e servidores de instituições federais, estaduais e municipais.




Promovido pela Ouvidoria-Geral da União/Presidência da República, o treinamento vai fornecer subsídios indispensáveis para a atuação de ouvidores, servidores e profissionais que trabalham nas ouvidorias de órgãos públicos.

O professor e ouvidor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Carlos Vinícius Costa de Mendonça, ministrou a aula inicial do evento sobre o tema "Ética, retórica, expressão verbal e organização didática da fala do Ouvidor".

Segundo ele, os ouvidores devem dialogar com todos os públicos da instituição, conhecer os regimentos, as regras e "ser visível". "O ouvidor não pode ser mais um burocrata dentro da instituição."

O professor fez ponderações em torno do papel do ouvidor e falou sobre ética. No decorrer da aula, ele também ensinou os participantes a usar técnicas da retórica que devem ser aplicadas no cotidiano das ouvidorias.

Em um segundo momento da aula, Carlos Vinícius fez dinâmicas com a turma. Nesse momento, os ouvidores foram convidados a aplicar as técnicas de improvisação de discurso.




Amanhã (13), a programação inicia às 8h30. A primeira aula do dia abordará o tema "Mediação de Conflitos". Quem ministra o treinamento é a diretora da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal/Advocacia-Geral da União (AGU), Hélia Maria de Oliveira Bettero.

À tarde, a partir das 14h, a doutora em Psicologia Iolanda Bezerra dos Santos Brandão ministrará aula sobre o tema "Desafios do Ouvidor na Interação com o Cidadão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário