quarta-feira, 19 de março de 2008

Ouvidoria do Ibama planeja seminário

A realização do primeiro Seminário de Ouvidorias Públicas e o Meio Ambiente é uma das principais metas da Ouvidoria do Ibama para este ano.

Segundo a economista e coordenadora da ouvidoria do instituto, Edinei Benevides (foto), além do evento, a ouvidoria pretende ampliar sua rede de interlocutores em todo o Brasil.





Edinei conversou conosco sobre a ouvidoria especializada, que, no ano passado, contabilizou 143.520 demandas relacionadas a temas como desmatamento, comércio de produtos e subprodutos da fauna, cativeiro de animais silvestres, caça e pesca predatória, além de outros crimes ambientais.


A Ouvidoria vai falar - Quantas manifestações a Ouvidoria do Ibama recebeu no ano passado?
Edinei Benevides - Contabilizamos 143.520 manifestações. Somente pelo 0800, recebemos 87,5% do total das demandas. O restante chegou por meio de correio eletrônico.

A Ouvidoria vai falar - Como funciona a rede de interlocutores da ouvidoria?
Edinei - Criamos uma rede de interlocutores com representação em todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Para isso, capacitamos pessoas com a finalidade de atender aos cidadãos de todo o Brasil. Destaco a participação dos moradores de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Bahia, afinal eles enviaram a maioria das manifestações. A comunicação com as pessoas por meio de fax, 0800, correio eletrônico e pelo site www.ibama.gov.br nos ajudou a receber demandas de todo o país.

A Ouvidoria vai falar - Quais são as ações planejadas para este ano?
Edinei - Temos vários planos. Entre eles, realizar o primeiro Seminário de Ouvidorias Públicas e o Meio Ambiente, em junho deste ano, durante a Semana do Meio Ambiente. Esse seminário é voltado para os ouvidores públicos, interlocutores da Ouvidoria do Ibama e os servidores do instituto. Também pretendemos estruturar o espaço físico e o quadro pessoal da sede e das unidades descentralizadas; treinar e capacitar servidores na área de Ouvidoria; editar o segundo número da Cartilha-Lei dos Crimes Ambientais; ampliar a rede de interlocutores da Ouvidoria e também disponibilizar para alguns órgãos externos o Sistema Linha Verde de Ouvidoria (SISLIV). O sistema é conhecido como central de atendimento, por onde o cidadão faz a manifestação pelo telefone 0800-618080.

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