quinta-feira, 6 de março de 2008

Ações desenvolvidas na Ouvidoria da UFRPE

Recebemos hoje na Ouvidoria-Geral da União a visita do professor Luciano de Azevedo Soares Neto, que encerrou, no último dia 1º, sua gestão à frente da Ouvidoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Luciano nos entregou a cartilha elaborada recentemente pela Ouvidoria da referida universidade. O documento foi distribuído para os alunos daquela instituição no início das aulas deste ano. "Elaboramos a cartilha a partir de reuniões com a Ouvidoria-Geral da União e dos encontros com outras universidades. Essa cartilha, inclusive, tem idéias da cartilha da Ouvidoria-Geral da União."

Luciano falou sobre algumas das ações desenvolvidas na ouvidoria da universidade desde que a unidade foi criada em 2005. "Tive a oportunidade de, a convite do reitor, elaborar o regimento da ouvidoria, que posteriormente foi aprovado pelos conselhos da instituição. Outra ação importante foi colocar, a partir de agosto de 2006, o formulário da ouvidoria à disposição dos cidadãos no site da universidade. Por meio desse formulário, recebemos as críticas, elogios, sugestões e denúncias", explicou.

No período de agosto de 2006 a fevereiro de 2008, a Ouvidoria da UFRPE recebeu um total de 583 manifestações, sendo 44% referentes a consultas das comunidades interna e externa sobre informações diversas e 19% a reclamações. "Esses dados nos surpreenderam. Nas pesquisas que fiz com outras ouvidorias de universidade, a maior demanda era de reclamações. Na nossa ouvidoria, a maior demanda referiu-se, no período mencionado, a informações."

Para Luciano, "foi gratificante ter iniciado a ouvidoria na UFRPE, porque, pela primeira vez, a administração superior poderá avaliar e direcionar as ações, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados pela instituição".

Nenhum comentário:

Postar um comentário