quarta-feira, 8 de julho de 2015

Ouvidorias do SUS e Agrária compartilham experiências

O Ouvidor Agrário Nacional do Ministério do desenvolvimento Agrário (MDA), Dr. Gercino José da Silva Filho, reuniu-se com a Diretora do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (DOGES) no dia 6 de julho de 2015 para juntos debaterem a Instrução Normativa (OGU) nº 01 e suas interfaces diretas junto às ouvidorias federais e apontamentos.
Como meta, a nova gestão do DOGES visa ao fortalecimento dos projetos da Ouvidoria como efetivo instrumento de participação social e de otimização dos processos de gestão pública da saúde. Entre as principais sugestões resultantes desse encontro está o projeto “Diálogos para Gestão”, que estabelece a relação articulada com as várias áreas do Ministério da Saúde, buscando o atendimento eficiente das manifestações recebidas pelo DOGES e o fortalecimento das políticas públicas em saúde.
Outro aspecto destacado foi a discussão de um Guia de Referência para as Ouvidorias, ou seja, um instrumento que padronize os protocolos para a implementação do selo de qualidade em ouvidorias do SUS.
O Dr. Gercino explicou algumas das estratégias da Ouvidoria Agrária, como a personalização dos compromissos, ou seja, cada agente que está responsável pelas demandas tende a ser acionado individualmente, para além da responsabilidade do órgão. O sentido de equipe para o monitoramento das demandas no lócus da estrutura da Ouvidoria, a emissão das atas de cada intervenção a serem encaminhadas aos responsáveis diretos pela política/projeto ou demanda em geral, o acompanhamento do Ouvidor no lócus da manifestação, assim como outras que possam ser dialógicas, como por exemplo, o juiz da comarca local, as promotorias e outras. Ele ainda explanou sobre os canais postos à disposição, sobretudo, o portal do MDA, e o caráter itinerante da Ouvidoria que vai até a localidade do demandante para a realização dos encontros.
Fonte: Eliana Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário