sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Servidores participam de encontro em Brasília






Participamos hoje, em Brasília, do I Encontro de Ouvidorias do Servidor. Durante o evento, falamos sobre a democracia participativa, do papel das ouvidorias na melhoria da gestão pública brasileira e das experiências que temos acumulado neste tema que é de vanguarda no Brasil.

É preciso sempre levantar a seguinte questão: a ouvidoria é um instituto que trata de temas relativos à qualidade da governança. A ouvidoria luta contra o descaso, arrogância, prepotência e intolerância dos gestores públicos. Trabalha casos de negligência, atraso injustificado, recusa ou imprecisão no fornecimento de informações ou orientações, dentre outros, tudo isto pode ensejar manifestação para uma ouvidoria.

As ouvidorias pretendem, portanto, tornar-se espaços importantes na paisagem institucional da administração. Hoje observa-se maior expansão dessa atividade e este fenômeno vem ocorrendo diante da realidade de um país desprovido de uma cultura de ouvidorias públicas e que ainda engatinha no uso de instrumentos de democracia direta.

O I Encontro de Ouvidorias do Servidor é uma promoção da Secretaria de Recursos Humanos, por meio da Ouvidoria do Servidor, e tem como tema central "A Ouvidoria como instrumento de valorização do servidor".

São objetivos específicos do encontro: deliberar sobre a criação do Grupo de Trabalho Permanente para Ouvidorias do Servidor e iniciar discussão sobre sua programação; levantamento das necessidades das ouvidorias em atividade; e fortalecer o canal de comunicação entre as ouvidorias.

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