Participamos hoje (3), em Teresina/PI, do 1º Seminário Estadual sobre Ouvidorias Públicas. O evento, promovido pelo Governo do Estado do Piauí, tem o objetivo de sensibilizar gestores públicos na criação e no fortalecimento da Ouvidoria Pública. Esse é mais um passo fundamental para a disseminação do tema no Brasil.
A Ouvidoria-Geral do Piauí segue o modelo de ouvidoria que defendemos para o Brasil, qual seja: conhecer o grau de satisfação do usuário de serviço; buscar soluções para as questões levantadas; oferecer informações gerenciais e sugestões ao dirigente do órgão.
Durante o evento, ressaltamos, mais uma vez, que a ouvidoria busca a solução de conflitos extrajudiciais, por isso se torna mediadora eficaz. Não é apenas servir de canal (conduíte) entre o cidadão e a administração pública.
A agregação e análise das reclamações recebidas devem servir de base para dois procedimentos importantes: informar a estrutura gerencial do organismo sobre a incidência de problemas, servindo como indutor de mudanças estruturais, e informar ao público sobre as mudanças introduzidas na estrutura como resultado da atividade.
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