quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Visita ao Embaixador da China no Brasil

A Ouvidoria-Geral da União, em visita oficial ontem (6) ao embaixador da República Popular da China no Brasil, Chen Duqing, convidou-o para participar do I Fórum Internacional de Ouvidorias Públicas, que será realizado em 2008.

A iniciativa é um dos resultados da nossa presença na conferência "Ombudsman e Legalidade da Administração - Intercâmbio Internacional entre a China e os Países Lusófonos", promovida em Pequim e em Macau, no mês passado.

O evento, realizado pelo governo chinês e pelo Comissariado contra a Corrupção de Macau, ocorreu entre os dias 15 e 21 de outubro.

Durante a conversa, o embaixador disse que apóia a vinda de uma delegação chinesa, preferencialmente de pessoas que atuam no segmento de ouvidoria naquele país. Segundo ele, a iniciativa é bem-vinda.

Um dos resultados concretos da visita oficial foi o reconhecimento da necessidade de um acordo de cooperação técnica a ser formatado entre a Ouvidoria-Geral da União e a Embaixada da República Popular da China no Brasil, a fim de fomentar as ações de ouvidoria nos dois países e, conseqüentemente, a melhoria dos serviços públicos, com a participação de todos os cidadãos.

Ainda no encontro, falamos um pouco sobre o panorama das ouvidorias públicas no Brasil e sobre as perspectivas advindas da cooperação entre a China e os países lusófonos.

Desde 2004, a Ouvidoria-Geral da União intensifica as relações com países como a França, o Canadá e os países lusófonos com o objetivo de coletar subsídios para a realização do I Fórum Internacional de Ouvidorias Públicas, em 2008.

Na conferência "Ombudsman e Legalidade da Administração - Intercâmbio Internacional entre a China e os Países Lusófonos", a Ouvidora-Geral da União propôs a criação de uma Associação de Ouvidores, Ombudsman, Defensores del Pueblo, dos países Lusófanos e da América Latina, com o objetivo de promover a troca de experiências na busca do fortalecimento deste instituto nos respectivos países. Uma minuta do estatuto da associação foi distribuída aos participantes da conferência, junto com um formulário de adesão.

Além do embaixador Chen Duqing, participaram da audiência o encarregado da seção consular, He Yuan, a adida civil, Zeng Rong, e a equipe da Ouvidoria-Geral da União.

Confira abaixo as fotos:




Um comentário:

  1. wrc6NG bnyopkmvzwlu, [url=http://kgitlhkvcrmi.com/]kgitlhkvcrmi[/url], [link=http://sfjczurqujvi.com/]sfjczurqujvi[/link], http://tkhbtrsqjhjj.com/

    ResponderExcluir