quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Entrevista

Ouvidoria da Radiobrás vai ganhar novo canal de interlocução





Uma iniciativa inédita tornou a Ouvidoria da Radiobrás a primeira Ouvidoria multimídia do mundo, em termos de empresa de comunicação.
Quem nos conta os detalhes desse importante trabalho é o jornalista Paulo Sérgio Machado (foto), que assumiu a Ouvidoria da Radiobrás em janeiro deste ano.
Paulo também fala sobre o novo canal de interlocução com o público: o blog do Ouvidor, que será inaugurados nas próximas semanas. Quer saber mais? Leia a entrevista a seguir:

A Ouvidoria vai falar - Este ano, a Ouvidoria criou um espaço inédito nos veículos da Radiobrás. Como tem sido este trabalho?
Paulo Machado - Até o ano passado a Ouvidoria atendia apenas demandas do público em relação a dois veículos da empresa: a Rádio Nacional AM de Brasília e a TV Nacional. Este ano a Ouvidoria passou a atender ao público de todos os veículos da empresa: agência de notícias, TV Nacional, TV NBr, TV Brasil -Canal Integración, cinco rádios, Radioagência, Voz do Brasil e Café com o Presidente. Com isso, a Ouvidoria da Radiobrás tornou-se a primeira Ouvidoria multimídia do mundo, em termos de empresa de comunicação, e acompanha assim a tendência mundial de convergência de mídias e de produção multimídia da comunicação.
Nos principais jornais da empresa nas TVs e nas rádios, foi criado o quadro "Ouvidoria no Ar" que vai ao ar todas as sextas-feiras, em um bloco, dentro do jornal, em que o ouvidor analisa as críticas e sugestões enviadas pelo público, sobre as notícias veiculadas durante a semana. Este é um espaço inédito no telejornalismo brasileiro.
Na Agência Brasil, a Ouvidoria publica semanalmente a Coluna do Ouvidor tratando das demandas dos leitores sobre as notícias publicadas durante a semana.
Nas próximas semanas estaremos inaugurando na página da Agência Brasil mais um canal de interlocução com o público: o blog do Ouvidor. Nele serão publicadas as principais demandas do público sobre todos os veículos da empresa, bem como os procedimentos adotados e as respostas. Esse espaço proporcionará maior visibilidade e transparência tanto das demandas quanto do trabalho da Ouvidoria em atendimento a elas.
No blog o leitor vai encontrar também os principais documentos que constituem nosso referencial teórico para análise do jornalismo e da programação dos veículos da Radiobrás.

A Ouvidoria vai falar - Qual foi a repercussão da Coluna do Ouvidor dentro da Radiobrás?
Paulo Machado - Tanto a Coluna do Ouvidor na Agência Brasil quanto as colunas "Ouvidoria no Ar" nas tevês e rádios são fruto de um processo de negociação e de diálogo interno e colaborativo com as redações sobre o fazer jornalístico dentro de uma empresa pública de comunicação, a partir das demandas do cidadão.
Essas demandas dão origem a análises críticas com base nos parâmetros estabelecidos e pactuados com os profissionais da empresa e consolidados no Manual de Jornalismo da Radiobrás. As demandas do cidadão legitimam a ação da Ouvidoria que tem a função de analisá-las com base nos parâmetros estabelecidos. Esse tipo de procedimento faz com que os profissionais respeitem o olhar e a voz do cidadão trazido para as redações por meio da Ouvidoria.
As reações iniciais foram um pouco adversas por temor à exposição pública dos erros dos profissionais da empresa. Com o tempo esses temores mostraram-se infundados uma vez que as análises da Ouvidoria não atingem os profissionais individualmente, mas sim ao processo do fazer jornalístico como um todo.
Hoje notamos que o jornalista está muito mais ligado ao processo de fazer jornalístico uma vez que ele sabe que do outro lado existe um cidadão de olho no que ele esta fazendo. E mais do que isso, ele sabe que esse cidadão tem voz através dos canais da Ouvidoria.
Assim, estamos colaborando para que o ciclo da comunicação se complete, pois o receptor também age como emissor de informação sobre o que o jornalismo produz. Outro fator importante tem sido o sentido educativo do trabalho da Ouvidoria tanto voltado para os jornalistas que têm a oportunidade de pensar, refletir e discutir sobre o que fazem quanto para o público em geral que vai aos poucos percebendo o quê ele deve observar para que se estabeleça uma relação crítica com a mídia.

A Ouvidoria vai falar - Qual tipo de manifestação mais recorrente na Ouvidoria da Radiobrás?
Paulo Machado - Matérias tendenciosas, informação incompleta ou incompreensível, cobertura parcial de assuntos, falta de contextualização das matérias, omissão sobre determinados assuntos, falta de diversidade de opiniões.

A Ouvidoria vai falar - Quantas manifestações a Ouvidoria da Radiobrás recebeu no ano passado?
Paulo Machado - Durante todo o ano passado a Ouvidoria recebeu 305 manifestações. Neste ano, até 30 de junho, recebemos 427 manifestações e mais de 600 pedidos de informação sobre assuntos diversos não referentes à área de atuação da Ouvidoria. Mesmo nestes casos, fornecemos a informação de que dispomos ou reencaminhamos a demanda do cidadão para a ouvidoria do órgão competente.

A Ouvidoria vai falar - Como o senhor avalia a atuação das Ouvidorias Públicas no Brasil?
Paulo Machado - As Ouvidorias Públicas no Brasil encontram-se ainda em fase de implantação. Sua construção passará por um longo processo de legitimação junto à sociedade que dependerá de sua capacidade em dar respostas e influenciar a administração pública. Nos órgãos públicos que têm uma atuação minimamente eficiente a ação das ouvidorias tem mais chance de se legitimar. Nos demais, a atuação tem sido inócua.

A Ouvidoria vai falar - Na sua opinião, como a população vê essa iniciativa?
Paulo Machado - A população ainda a vê com certa desconfiança. O cidadão envia uma mensagem para testar. Se ele obtém uma resposta rápida e eficaz ele começa a acreditar na Ouvidoria, caso contrário, sua desconfiança é legitimamente reforçada.

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