quinta-feira, 1 de março de 2007

Modelo de Ouvidoria

Durante evento promovido em Fortaleza (CE), apresentei aos representantes da Ouvidoria-Geral do Ministério do Trabalho e Emprego o modelo de Ouvidoria que começamos a construir e solidificar, dando respostas individuais aos cidadãos e promovendo soluções que venham melhorar a administração para o bem-estar coletivo.

Quero dizer que esse é um processo em curso que se soma à reorganização do Estado, orientado para a mudança nas suas relações com a sociedade, o que não é tarefa fácil, porém, imprescindível.

Destaquei ainda a importância de se fazer parcerias estratégicas entre os movimentos sociais e os gestores da Administração Pública. Tais alianças permitirão ocupar espaços institucionais cada vez mais importantes para buscar a conjugação de propostas racionalizadoras com a luta pela democratização do acesso a serviços públicos de qualidade.

Vivemos este momento desafiador, reafirmando sempre o conceito de maneira inequívoca de que o interesse público, que se pauta pelo bem comum, tem primazia e se opõe ao interesse privado, cujo mercado é regido pelo lucro e, mais ainda, é incompatível com a corrupção e refratário à ineficiência.

Um comentário:

  1. Concordo que o esforço tem que ser muito grande para atender ao interesse publico. Não vejo porque "se opõe ao interesse privado, cujo mercado é regido pelo lucro" e, mais ainda, "é incompatível com a corrupção e refratário à ineficiência." Nada há de mal no lucro e no exercício do interesse privado desde que não seja visando-o às custas do bem público. Refratário à corrrupção e à ineficiência todos devemos ser, tanto o setor publico quanto este nas suas interações com o setor privado.

    ResponderExcluir