quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Ouvidoria celebra 10 anos com seminário e premiação


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Ouvidoria Geral do Município (Ouvim) e da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nos últimos dois dias o “2º Seminário da Ouvidoria – Transparência, Ética e Cidadania”, realizado no Teatro Francisco Nunes, no Centro. 

O evento, que integra as comemorações de dez anos da implantação da Ouvim, contou com painéis de discussão que contaram com a participação de ouvidores de diversos setores da sociedade, entre eles a ouvidora geral do Sistema Único de Saúde (SUS) / Ministério da Saúde, Eliana Pinto, o ouvidor do Tribunal Eleitoral de Minas Gerais, Maurício Pinto Ferreira, e o ouvidor geral do Estado de Minas Gerais, Fábio Caldeira. O evento também contou com as presenças do ouvidor geral do município, Saulo Amaral, anfitrião do seminário, dos secretários municipais de Saúde e de Obras e Infraestrutura, Fabiano Pimenta e Josué Valadão, respectivamente, e do presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), Edson Vismona, entre outras autoridades.

 O evento, aberto com a palestra do doutor em Direito e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Minas Gerais (OAB-MG), Raimundo Cândido Júnior, o Raimundinho, teve o objetivo de promover a troca de experiências exitosas entre membros de diversos setores e qualificar gestores para atuação no encaminhamento e atendimento às demandas das ouvidorias. 

Durante o seminário, que contou com o apoio do Ministério da Saúde, foi debatida, principalmente, a importância da Ouvidoria nos sistemas público e privado de saúde e o controle social na área. O evento também foi marcado pela homenagem concedida ao secretário de Obras e Infraestrutura da PBH, Josué Valadão, ao ouvidor geral do Estado de Minas Gerais, Fábio Caldeira, e ao presidente da ABO, Edson Vismona, pelas contribuições prestadas ao trabalho das Ouvidoras no município, no estado e no país.

Em seu pronunciamento, Saulo Amaral apresentou um histórico da Ouvidoria Geral do Município de Belo Horizonte, criada em 2006, e destacou os principais projetos da instituição, como a Ouvidoria Itinerante e o Ouvidor Jovem. Saulo ressaltou que o papel da Ouvim, que recebe cerca de 180 manifestações por dia, é fortalecer as ferramentas de transparência e controle social do município, que prioriza em sua gestão o modelo de democracia participativa. A importância do seminário também foi destacada por Saulo durante o evento. “Este é um momento privilegiado de formação e informação, que certamente contribuirá muito para fazer avançar o trabalho das ouvidorias pelo Brasil”, salientou. O papel fundamental exercido pelas ouvidorias também foi reforçado pelo secretário municipal de Saúde, Fabiano Pimenta. “Um dos grandes pilares do SUS é o controle social, feito por meio de conferências, conselhos, comissões locais e, claro, as ouvidorias. O setor de saúde de Belo Horizonte está aberto para atender este critério tão importante, que é saber ouvir para atender aos anseios da população”, afirmou o secretário.

Importância das ouvidoras

 “O papel das ouvidorias é trazer para dentro da gestão pública o sentimento das pessoas para que sejam oferecidos serviços de qualidade e pautados no desejo dos cidadãos”. Dessa maneira, a ouvidora geral do SUS, Eliana Pinto, ressaltou a importância da atuação das ouvidorias, que são, segundo ela, um espaço de defesa da democracia e dos direitos humanos. “Os valores da democracia precisam ser fortalecidos e isso acontece por meio de nós, ouvidores, que somos, acima de tudo, ativistas da cidadania”, salientou.



Josué Valadão destacou os quatro pilares da gestão da Prefeitura: planejamento, participação, eficiência e transparência, que, segundo ele, só são possíveis graças ao trabalho realizado, com excelência, pela Ouvidoria Geral do Município. “Os membros das Ouvidorias estão em contato direto com o cidadão, escutando seus anseios e suas angústias. Isso significa que a Ouvidoria é um elo importantíssimo para que a gestão pública possa fazer o que os moradores desejam”, ressaltou.

Premiação do Projeto Boa Ideia

Um dos destaques do seminário foi a solenidade de premiação do projeto Boa Ideia, por meio do qual foram levantadas sugestões dadas pelos cidadãos para a melhoria dos serviços prestados pela Prefeitura. As dez melhores propostas apresentadas, escolhidas pela comissão julgadora do projeto, passaram por votação popular, entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, e as mais votadas foram reconhecidas, durante a abertura do Seminário da Ouvidoria como Trabalho Cidadão, por meio de um diploma de menção honrosa.

O primeiro lugar da premiação ficou com Simone Medeiros de Carvalho, moradora do bairro Nova Suíça, que sugeriu a criação de um portal de transparência dos caixas escolares municipais. O segundo lugar ficou com a proposta de realização de ouvidorias itinerantes aos sábados e/ou domingos, sugerida por Custódio Amâncio Pereira, morador do bairro São João Batista. Helida Maria Garbazza, moradora do bairro Santa Tereza, levou o terceiro lugar, garantido pela proposta de criação do Selo de Acessibilidade, como forma de incentivar a promoção de acessibilidade no comércio cidade.
Com o projeto Boa Ideia, a Prefeitura incentiva e amplia o diálogo com o cidadão, valorizando e reconhecendo a participação da população na gestão municipal e estreitando, ainda mais, a relação entre o Executivo Municipal e a sociedade. O projeto integra o programa Fiscal da Cidade, que inclui também a Central de Atendimento Presencial BH Resolve, a Central de Atendimento Telefônico 156, o Sacweb, o programa Cidadão Auditor e a Ouvidoria Geral do Município, que coordenou a execução do Boa Ideia.

A Ouvidoria

A Ouvidoria do Município de Belo Horizonte foi criada em 2006, por meio da Lei 9.155, em conjunto com a Controladoria Geral do Município. O órgão funciona como um canal de comunicação entre o cidadão e a administração municipal e tem o objetivo de identificar eventuais falhas que ocorram na prestação de serviços, bem como apontar sugestões que possam solucioná-las. A Ouvim pode ser contatada pelos cidadãos por meio do telefone 156, pela internet no endereço ouvidoriageral.pbh.gov.br ou presencialmente no BH Resolve (Avenida Santos Dumont, 363, Centro).

Confira o vídeo do evento:

http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=225408&pIdPlc=&app=salanoticias

Texto/Foto/Vídeo: Portal da Prefeitura de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário