quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Ouvidora Geral do SUS Participa de Seminário 10 anos de Ouvidoria - Transparência, Ética e Cidadania






A Ouvidora Geral do Sistema Único de Saúde, Eliana Pinto participou na segunda-feira (01/02) da solenidade de Abertura do 2º Seminário Ouvidoria - Transparência, Ética e Cidadania, em comemoração aos dez anos de implantação da OUVIM/BH, promovido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte em parceria com a Secretaria Municipal de saúde.

Durante a sua apresentação, a Ouvidora geral do SUS/Ministério da Saúde, destacou a importância e o papel da Ouvidoria em ação e da Carta SUS como medidas inovadoras de participação efetiva nos serviços públicos de saúde. O conceito de Ouvidoria em ação, segundo Eliana, foi ampliado, onde, a partir dele, a Ouvidoria do SUS não espera mais apenas que o usuário se dirija até ela para fazer reclamações, sugestões, denúncias, solicitações ou elogios. “Com a esta nova definição, a postura da Ouvidoria deve ser outra, indo até o usuário do SUS para saber a realidade sobre os serviços ofertados”, ressaltou.

Por sua vez, a Carta SUS, é um instrumento de gestão estratégica que envolve a avaliação direta das ações e dos serviços de saúde pelo cidadão usuário do SUS e visa garantir uma gestão efetivamente participativa e dialógica, a fim de fortalecer o exercício de cidadania, com respeito à efetivação do direito à saúde.

Por ocasião do evento, a Ouvidora concedeu entrevista à Ouvidoria Estadual deixando sua mensagem aos ouvidores, em especial às municipais de Minas Gerais. Ressaltou a importância da atuação dos ouvidores e ouvidoras, que são segundo ela, um espaço de defesa da democracia e dos direitos humanos. “O papel das ouvidorias é trazer para dentro da gestão pública o sentimento das pessoas para que sejam oferecidos serviços de qualidade e pautados no desejo dos cidadãos. Os valores da democracia precisam ser fortalecidos e isso acontece por meio de nós, ouvidores, que somos, acima de tudo, ativistas da cidadania”, salientou.

O Evento contou com a participação de ouvidores, de diversos setores da sociedade, de secretários municipais de saúde e do Prefeito de Belo Horizonte, Marcio Araújo de Lacerda.


Fonte: Chica Picanço - DOGES/SGEP/MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário