sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Ministério da Saúde participa de plenária preparatória para a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.









Ministério da Saúde participou da plenária com uma delegação de representantes de diversas áreas, dentre elas o DAGEP e o DOGES.
Gestoras de diversas áreas do governo estiveram reunidas nesta quarta-feira (9), em Brasília, para participar da Plenária Governamental preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. O evento organizado pelo Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e dos Direitos Humanos visa avaliar ações já implantadas e mapear estratégias para o avanço das políticas públicas voltadas às mulheres. A proposta é subsidiar e preparar as gestoras das diferentes áreas governamentais para participação na conferência nacional, que acorrerá de 15 a 18 de março de 2016, na capital federal.
A abertura do evento contou com a participação da ministra das Mulheres, Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, que conclamou as participantes da plenária a defender o tema da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres que é ‘Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres’ palavras que, segundo a ministra, “são potentes e emancipatórias para superar a condição de desigualdade da mulher em nossa sociedade”.
Também estiveram presentes a secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; o secretário de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ronaldo Barros; e a secretária-adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, Ângela Guimarães.
O Ministério da Saúde também participou da plenária com 10 delegados, além de convidadas e observadoras. As representantes irão levar para os grupos de discussão não só as ações já desenvolvidas pela pasta, incluindo as voltadas à atenção integral à saúde da mulher e à prevenção, cuidado e enfrentamento da violência contra as mulheres, mas também as propostas discutidas na Conferência Livre de Saúde das Mulheres e na 15ª Conferência Nacional de Saúde.
“É muito importante a nossa participação, nesse momento político em que acabamos de sair da 15ª Conferência Nacional de Saúde, uma grande mobilização em defesa da democracia e do SUS. Por isso, é necessário que nós, mulheres gestoras, possamos inserir cada vez mais nas políticas públicas não só o recorte de gênero, raça, etnia, geração, orientação sexual e identidade de gênero, mas também estratégias que reforcem o nosso papel e a participação feminina nas instâncias de poder, participação social e de gestão”, destacou a diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP) do Ministério da Saúde, Katia Souto.
Juntamente com a diretora do Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS (Doges), Eliana Pinto, Kátia é delegada da Conferência com direito a voto. À frente da única secretaria do Ministério da Saúde gerida por uma mulher, a secretaria da SGEP, Lenir Santos, também integrará a delegação da saúde na conferência de mulheres como convidada.
Delegados do MS por Secretaria:    
• Secretaria Executiva: 1 delegado
• Secretaria de Atenção à Saúde: 4 delegados + 1 delegado nato da representação do MS no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher
• Secretaria Especial de Saúde Indígena: 1 delegado
• Secretaria de Vigilância em Saúde: 1 delegado
• Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa: 2 delegados
Convidados:
• Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: 1 convidado
• Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa: 1 convidado















Por: Aedê Cadaxa.
Fotos:Daniel Araújo - Repórter Fotográfico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário