terça-feira, 4 de setembro de 2007

Evento promoveu importante troca de experiências

Sem dúvida alguma, os Encontros Regionais de Ouvidorias Públicas promovem a afirmação do conceito do ouvidor e encoraja seu desenvolvimento, por meio de debates que facilitam a troca de informação e experiência.

Durante entrevista ao Bom Dia Goiás, programa de TV de Goiânia, levantou-se a questão acerca de uma recente pesquisa realizada por multinacional francesa em que se atribui ao Brasil péssimos índices no quesito satisfação dos serviços públicos, ficando à frente apenas da Argentina.

Sabemos que mau atendimento, morosidade nos processos administrativos, falhas nos procedimentos funcionais, burocratização excessiva, arrogância, dentre outros, corroem a imagem do serviço público brasileiro, agregando, ainda, um estereotipo negativo para o país.

Para lutar contra essa herança, é necessário um requisito imprescindível: a participação da sociedade civil no trato da coisa pública.

Em palavras outras, o prestador do serviço há de ver na sua atividade não só forma de sobrevivência remunerativa, mas também, e não de forma secundária, o valor de operar na função com foco social.

Quem bem não presta, não entendeu o viver como cidadão. Com efeito, tenho dito que a detenção do poder, significa serviço e não arrogância, desinteresse e até prepotência.

O Encontro Regional de Ouvidoria Pública da Região Centro-Oeste terminou, mas o desafio permanece. Sendo assim, devemos intensificar os nossos laços. Por isso, conclamamos a todos para participarem dos próximos encontros que estão programados, conforme calendário publicado abaixo.





Encontro Regional incentiva criação de ouvidoria na AL

Registre-se, por oportuno, que o movimento deste encontro já nos rendeu fruto, pois provocou o encaminhamento à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) de redação de um projeto de implantação de ouvidoria no Legislativo goiano.

Certamente, a criação de ouvidorias em muito contribuirá para a melhoria da satisfação dos serviços públicos desta Região, que ocupa a penúltima colocação em número de ouvidorias, ficando à frente apenas da Região Norte.

Confira a seguir algumas fotos do Encontro Regional de Ouvidorias Públicas da Região Centro-Oeste:































Um comentário:

  1. Tenho necessidade de saber quem deve participar destes cursos de ouvidoria. porque, represento uma ONG, e recebo muitas reclamações, pedidos de esclarescimento, e as vezes fico em duvida, e sinto que não atendo o púbico como deveria, sinto necessidade de me qualificar e saber mais.
    E em relação a criação de ouvidorias é fundamental, precisamos mesmo, e por fvor preciso participar de cursos.
    desde já agradeço.
    Luciana

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