segunda-feira, 4 de junho de 2007

Entrevista

Sistema Ouvidor do MTE será fortalecido




Conversamos esta semana com o ouvidor do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Paulo Marcello Fonseca Marques (foto). Mestre em Políticas Públicas, Paulo é ouvidor do MTE desde julho de 2006.
Este ano, o ouvidor pretende reformular a Ouvidoria-Geral do MTE. Além disso, ele planeja fortalecer o Sistema Ouvidor, implantado no ministério em dezembro de 2006.
O Ministério da Fazenda criou e cedeu esse sistema para o MTE - que é uma ferramenta para facilitar a relação do usuário com a ouvidoria e, claro, um importante instrumento de controle e gestão.

A Ouvidoria vai falar - Quais os planos para a Ouvidoria do MTE em 2007?
Paulo Marcello Marques - Este ano vamos reformular a Ouvidoria-Geral para ela cumprir a missão institucional, por meio da revisão dos fluxos que fogem à competência dessa ouvidoria, além de consolidar o Sistema Ouvidor MTE, implantado em dezembro de 2006.

A Ouvidoria vai falar - Quais os assuntos mais freqüentes nas manifestações destinadas a vocês?
Paulo - Recebemos mais manifestações referentes à concessão dos benefícios do Seguro-Desemprego e do Abono Salarial, além de questões sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social.

A Ouvidoria vai falar - Quantas manifestações a Ouvidoria do Ministério do Trabalho e Emprego recebeu em 2006?
Paulo - No ano passado, a Ouvidoria-Geral do MTE recebeu, aproximadamente, 30 mil manifestações por e-mail. Essas manifestações dividiram-se em reclamações, elogios, sugestões, denúncias, solicitações e informações.

A Ouvidoria vai falar - Como surgiu a idéia de implantar o Sistema Ouvidor?
Paulo - A idéia de implantar o Sistema Ouvidor MTE surgiu da necessidade de criar a figura do representante da Ouvidoria-Geral nos Estados, a fim de auxiliar o envio, acompanhamento e tratamento das manifestações. Com esse sistema, podemos gerar relatórios em tempo real, além de publicar as mensagens recebidas e enviadas às demais áreas do MTE podem ser visualizadas, de forma interativa, nesse sistema. Em março de 2006, desenvolvemos um programa de capacitação em ouvidoria, onde capacitamos cerca de 80 funcionários divididos entre as DRT e demais áreas do MTE. Entre os temas pertinentes ao trabalho de ouvidoria que compuseram esse programa estão: "Ouvidorias Públicas e o seu importante papel social", "Ética nos serviços públicos", "Segurança da informação", "Excelência no atendimento ao público" e "Operacionalização do Sistema Ouvidor/MTE".

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