segunda-feira, 28 de maio de 2007

Entrevista

Ouvidoria do Ministério do Esporte vai desenvolver plano de endomarketing



Na entrevista desta semana, a ouvidora do Ministério do Esporte, Ivonete Nascimento (foto), fala sobre os planos de trabalho para este ano. Entre as ações está o desenvolvimento de um plano de endomarketing. A iniciativa, segundo ela, auxiliará o órgão a informar os gestores o quanto é importante a unidade de ouvidoria para o ministério e para o cidadão.
Ivonete está à frente da ouvidoria desde a implantação da unidade no órgão, em 5 de fevereiro de 2004.

A Ouvidoria vai falar - Quais as metas de trabalho para este ano?
Ivonete Nascimento - Nosso trabalho está focado em três pontos. São eles: a realização de debates com os Poder Executivo e Legislativo, sociedade, usuários e funcionários do ministério sobre a importância da ouvidoria como instrumento de gestão pública; o desenvolvimento de um plano de endomarketing para mantermos um diálogo permanente com os gestores, quanto à importância da ouvidoria; e faremos ajustes operacionais para melhorarmos o nosso atendimento.

A Ouvidoria vai falar - Qual o tipo de manifestação que a ouvidoria mais recebe?
Ivonete - Elas dizem respeito às políticas públicas desenvolvidas pelo ministério. A maioria das manifestações está relacionada aos programas Segundo Tempo, Bolsa-Atleta e a Lei de incentivo ao esporte. São pedidos de patrocínio para atletas, material de esporte ou de participação em outro programa do órgão. Também recebemos manifestações referentes à prestação de contas de convênio, ao não cumprimento de execução das obras de quadras esportivas, à construção de ginásios, a irregularidades em licitações e aos desvios de verbas pelas confederações ou federações esportivas.

A Ouvidoria vai falar - No ano passado, quantas manifestações vocês receberam?
Ivonete - No total, recebemos 2.406 manifestações no ano de 2006. O nosso Sistema Ouvidor é constituído de 19 unidades administrativas, responsáveis por enviar à ouvidoria as respostas indagadas pelo usuário. Depois, estas informações são analisadas e enviadas ao remetente. Destas, a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento recebe 14,2% da procura; seguida da Secretaria Nacional de Esporte Educacional, com 6,07%; Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, com 1,14%. Entretanto, a Ouvidoria é responsável pela maior incidência de procura pelo usuário-cidadão, cerca de 69,1% do total das mensagens recebidas.

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