segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Opinião


Nesta Semana da Pátria, refletimos sobre o papel do Ouvidor público e a cidadania. É fundamental destacar a nossa função pedagógica na construção da cidadania.

Nós, Ouvidores públicos, devemos estimular cada vez mais o exercício direto da cidadania como forma de fortalecimento da democracia participativa.

E como podemos fazer isso?

Incentivando a participação despretensiosa do cidadão. Chamando e convidando cada um a participar da administração pública independente de ter sofrido algum prejuízo individual do Estado.

Assim teremos a participação solidária, voluntária, aquela que enxerga o valor coletivo como valor maior e insubstituível em uma sociedade.

É entender que não basta apenas pagar impostos para receber serviços públicos qualificados. Portanto, é preciso cada vez mais interagir e estar à frente do processo de mudança.

Ouvidores e Ouvidoras, lembrem-se que exercer a função pública exige compromisso social.

Devemos nos perguntar todos os dias se estamos ajudando da melhor forma possível a desenvolver a democracia participativa.

Se a resposta para essa questão for positiva, então isso demonstrará que estamos no caminho certo: nós, Ouvidores públicos, estamos sim contribuindo para um país melhor.

Feliz 7 de Setembro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário