quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Município de Natal ganha ouvidoria

Recebemos na Ouvidoria-Geral da União a visita do ouvidor do município de Natal, João Paulo Machado Galvão. Durante o encontro, destacamos o papel da ouvidoria pública brasileira e falamos sobre os eventos que a Ouvidoria-Geral da União tem promovido em todo o Brasil.

A ouvidoria pública ainda está em construção no Brasil. Temos que trabalhar juntos para a construção desse conceito. É bom lembrar que o ouvidor não muda nada. O ouvidor recebe queixas, requerimentos e sugestões como forma de prevenir litígios ou facilitar sua resolução dentro da instituição.

Pode também receber denúncias, mas terá que encaminhar ao setor competente que são as corregedorias, para fazer a devida análise do problema. O ouvidor recebe e dá expediente a queixas dos cidadãos com relação ao governo, com o objetivo de dirimir controvérsias ou propor mudanças no sistema.

Por meio de observações empíricas, estudos de casos e análise de dados, o ouvidor forma o juízo de valor necessário para propor alterações nos processos de trabalho e práticas do órgão. Estimula, nessa atividade, iniciativas descentralizadas, voluntárias e efetivas de aprimoramento da máquina pública, dos profissionais e dos serviços prestados.

Natal - Criada há um mês, a Ouvidoria da cidade de Natal, segundo o ouvidor, será um importante instrumento “para a prefeitura saber como está a administração”. João Paulo falou ainda sobre o projeto Natal fácil, que tem como principal finalidade agilizar o processo de respostas às demandas do cidadão. “Em relação às demandas enviadas pelo cidadãos, a ouvidoria irá exercer o papel de controlá-las e, assim, enviar as respostas o mais rápido possível. Futuramente a prefeitura pretende implantar computadores com acesso a internet nos locais com maior concentração de público.”


Um comentário:

  1. a ouvidouria daria certo se fose da maneira de outros estados aqui em natal podera dar certo para gerar emprego para alguem mas para rezol os problemas acho um pouco dificel pois a ouvidouria escuta o povo e as reparticoes faltam gerenciamento a urbana manda um caminhao para l nova ou candelaria tudo bem eles sae com a reclamaçao na mao mas se tiver uma outra coiza eles nao fazem isto e na urbana na iluminaçao publica e em qualquer coiza da prefeitura veija bem buracos se dicer o boraco e na rua tal numero 60 e se naquele numero nao tiver o burado e o numero tiver erado eles nao fazem e ainda ficam chateado com a populaçao entao eu desaprovo esta ouvidouria agora no parana em sao paulo em curitiba ai fonciona

    ResponderExcluir