quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Notícia

Começa treinamento em São Luís do Maranhão

O 3º Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública começou hoje em São Luís. Promovido pela Ouvidoria-Geral da União, o treinamento reúne ouvidores públicos de vários estados.

Durante a solenidade de abertura do Curso, a ouvidora-geral da União, Eliana Pinto, falou sobre o compromisso do ouvidor com a cidadania e a democracia participativa, destacando a importância da realização dos Cursos de Aperfeiçoamento. Ela disse que o objetivo da Ouvidoria-Geral da União é promover o treinamento em todas as capitais e em algumas cidades-pólo das regiões nos próximos dois anos.

A ouvidora-geral da União lembrou que essa capacitação dos ouvidores e servidores é um dos fatores essenciais para o fortalecimento das unidades de ouvidorias federais, estaduais, municipais, do Legislativo, Judiciário e do Ministério Público.

Ao encerrar sua fala, Eliana convidou os participantes para os próximos eventos da ouvidoria: o 1º Colóquio Brasil-Canadá Ouvidorias/Ombudsman e o 1º Seminário Brasileiro de Ouvidorias Públicas - Tema: Democracia Participativa.

Participou da solenidade o chefe da Controladoria-Geral da União no Estado do Maranhão, Roberto Viegas.

A aula inicial do Curso foi ministrada pelo professor doutor Carlos Vinícius Costa de Mendonça, que é ouvidor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Com o tema "Ética, retórica, expressão verbal e organização didática da fala do Ouvidor", a aula, segundo o professor, "contribui para que o Ouvidor no seu exercício tenha condições de verbalizar idéias e propostas de forma persuasiva e eficiente".

Carlos Vinícius falou sobre a relevância da retórica, da arte de bem falar. Mostrou também a importância do ouvidor falar com correção. "O papel do ouvidor é fundamental na mediação. E para isso o ouvidor deve se expressar adequadamente. Nós, ouvidores, somos visíveis e necessitamos saber falar para conquistar a audiência."

O professor ensinou algumas técnicas de expressão verbal, destacando as formas recomendadas para conquistar a benevolência, docilidade e atenção do público.

Na segunda etapa da aula, ele dividiu a turma e cada grupo colocou em prática as técnicas aprendidas.

Antes do encerramento, Carlos Vinícius ressaltou o trabalho da Ouvidoria-Geral da União no que diz respeito à consolidação das ouvidorias no Brasil. Ao observar que várias ouvidorias presentes ao treinamento têm pouco tempo de criação, o professor sugeriu que os ouvidores se esforçassem para elaborar os regimentos das ouvidorias com a complexidade e especificidades de cada unidade. "Dialoguem, sem ser muito burocráticos. O regimento dá autonomia ao ouvidor", disse.

Amanhã, dia 2, às 8h30, o gerente da Diretoria da Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas/ Controladoria-Geral da União (CGU), Henrique da Rocha, vai falar sobre o tema "Segurança da Informação".

À tarde, o jornalista e ouvidor adjunto da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Paulo Sérgio Machado, ministrará aula sobre o tema "A Ouvidoria Pública Lidando com a Mídia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário