terça-feira, 1 de julho de 2008

Retórica da Ouvidoria foi tema da aula inicial em Palmas

O 3 º Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública começou hoje em Palmas/TO. O treinamento está sendo promovido pela Ouvidoria-Geral da União/Controladoria-Geral da União no auditório do Victória Plaza Hotel. O curso em Palmas tem o apoio da Seduc/TO.



"Retórica da Ouvidoria: expressão verbal e organização didática da fala do Ouvidor" foi o tema da aula inicial com o ouvidor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Carlos Vinícius Costa de Mendonça.

O professor chamou a atenção dos participantes para a importância da retórica no trabalho dos ouvidores.

Segundo ele, o trabalho do ouvidor não se encerra no "exercício burocrático" de receber e responder e-mails, atender telefonemas e receber pessoalmente os cidadãos. "O trabalho do ouvidor é dinâmico-institucional. Isso significa dizer que ele deve participar das dinâmicas dos problemas e das soluções institucionais. Porém, isso requer do ouvidor que ele tenha a capacidade argumentativa. Nesse sentido, justifica-se um treinamento para o ouvidor na arte de conquistar, de persuadir para que ele possa estabelecer a sua atividade de mediação. Ele (o ouvidor) só pode realizar a mediação se souber usar a fala de forma clara, simples, objetiva e criativa. E nesse momento que estamos criando e consolidando as ouvidorias públicas no Brasil não estamos criando burocratas, mas pessoas capazes de dialogar com a sociedade. Se requer, portanto, um mínimo de sensibilidade e rigor na dicção."

O professor promoveu dinâmicas com a turma com o objetivo de ensinar os participantes a usar de forma simples e objetiva a retórica em circunstâncias distintas. Posteriormente, cada um dos grupos formados fez uma apresentação do tema apreendido.

Amanhã, dia 2, a programação do 3º Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública inclui as palestras "Paradigmas do Direito do Consumidor Aplicados à Defesa dos Usuários Públicos", com Vasni Perez Junior, que é ouvidor do PROCON/SP, e "Gestão da Informação em Ouvidoria", com o professor Paulo Xavier. O treinamento começa às 8h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário