quarta-feira, 25 de junho de 2008

Ouvidoria do TCU terá referencial estratégico




O ouvidor do Tribunal de Contas da União, Eduardo Nery Machado Filho (foto), esteve recentemente na Ouvidoria-Geral da União. Na ocasião, Eduardo nos contou que a Ouvidoria do TCU está finalizando o referencial estratégico da unidade. Além disso, o ouvidor disse que está visitando algumas ouvidorias federais para conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido. "Temos total interesse em nos integrar com as demais unidades de ouvidoria", afirmou ele.

Leia a seguir um bate-papo com o ouvidor:
Quando a ouvidoria foi criada?
A Ouvidoria do TCU foi criada em junho de 2004, na gestão do então Presidente Valmir Campelo. Desde então, passamos por um período de estruturação, culminando neste ano com a construção de um referencial estratégico para definir o negócio, missão e visão da unidade, bem como modelar nossos processos de trabalho para tornar a Ouvidoria um efetivo canal de comunicação entre TCU e a sociedade, sempre em busca da melhoria da atuação do órgão e do fortalecimento do controle social.
Junto com a construção do referencial estratégico, a Ouvidoria vem buscando intensificar a sua divulgação interna para conscientizar os servidores do TCU quanto ao papel da Ouvidoria e da necessidade de se prestar um bom atendimento ao cidadão, lembrando sempre que as manifestações encaminhadas pela Ouvidoria são demandas da sociedade e não da ouvidoria como muitas vezes o público interno costuma confundir.
Além da comunicação interna, a Ouvidoria do TCU pretende fortalecer o intercâmbio e a conseqüente troca de experiências com as demais ouvidorias do setor público. Dessa forma, estão sendo realizadas diversas visitas a ouvidorias públicas. Entre as visitas realizadas, destacamos a reunião com a Dra. Eliana Pinto, Ouvidora-Geral da União, que gentilmente compartilhou conosco seu vasto conhecimento e experiência na área. Agradecemos também o espírito de colaboração e coleguismo de todas as outras ouvidorias visitadas, sem exceção. Pretendemos continuar nossas visitas e também, a partir do segundo semestre, reforçarmos a presença de servidores de nossa ouvidoria nos eventos e cursos de capacitação voltados para a especialização de profissionais de ouvidorias públicas.

Quantas manifestações a ouvidoria recebe?
Atualmente, a Ouvidoria do TCU recebe anualmente cerca de 6 mil manifestações, número que vem crescendo ano a ano.

De que forma o cidadão pode acessar a ouvidoria?
O cidadão pode acessar a Ouvidoria do TCU das seguintes formas: telefone (0800-644-1500), e-mail (ouvidoria@tcu.gov.br), formulário eletrônico disponível no site www.tcu.gov.br, no link Ouvidoria, carta ou atendimento presencial. Salientamos que todas as demandas recebidas são devidamente respondidas aos cidadãos.

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