quinta-feira, 12 de junho de 2008

Notícia

Termina Curso de Aperfeiçoamento em SP

O 3º Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública terminou hoje com sucesso em São Paulo. Durante o dia, o público participou das aulas sobre os temas "Segurança da Informação", com o diretor de Informações Estratégicas da Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria-Geral da União, Gilson Libório de Oliveira Mendes, e "Lidando com a Mídia", com o ouvidor da Radiobrás, o jornalista Paulo Machado.

Gilson Libório Mendes (foto abaixo) abriu os trabalhos do dia falando sobre a necessidade da segurança corporativa e da informação. O professor também apresentou a Controladoria-Geral da União e suas competências.





Ao falar de segurança corporativa, ele ressaltou que "tudo que passa pela ouvidoria também deve ter um grau de segurança". "Podemos destacar alguns pontos da segurança da informação dentro de ouvidoria, não necessariamente na seqüência de importância. Primeiro, devemos considerar a segurança dos servidores que vão lidar com informações e documentos, pois eles estão participando de um processo, mesmo que indiretamente. Também devemos pensar na tranqüilidade do Estado em ter todos esses dados registrados e dar uma resposta à sociedade rápida, eficaz e eficiente. Esse trabalho é um dos melhores pontos de referência de aprimoramento do serviço público."

Gilson Libório destacou ainda que o tema ainda causa surpresa aos ouvidores. "Costumo dizer que, em um primeiro momento, o assunto cria um impacto: o que tem a ver isso com ouvidoria?. O assunto "Segurança da Informação" abordado neste curso é em uma visão muito mais prática e próxima da realidade, abrangendo desde ouvidorias que já estão implementadas, com infra-estrutura, pessoal, equipamentos e normatização que já está na cultura da instituição, até as ouvidorias que estão surgindo. Dentro desse universo bem diverso, procuramos relatar a realidade e buscar procedimentos e normas da segurança da informação com o intuito do bom funcionamento da ouvidoria, para que ela atinja seus objetivos e metas. Deve ficar bem destacado que a "Segurança da Informação" é uma ferramenta para assessorar, apoiar e potencializar os objetivos da ouvidoria e não um limitador, uma barreira."

À tarde, o jornalista Paulo Machado (foto abaixo) conversou com o público sobre mídia. Com o tema "A Ouvidoria Pública lidando com a mídia", Paulo iniciou a aula apresentando ao público matérias jornalísticas sobre demandas recebidas em uma ouvidoria.





Os casos mostraram como a ouvidoria pode sugerir pautas para os veículos de comunicação.
"A comunicação da ouvidoria deve divulgar os direitos do cidadão. A ouvidoria tem que aprender a pautar a mídia. Tal como a mídia, a Ouvidoria pública é uma arena que a sociedade democrática criou para validar, para legitimar as "vontades" do público e dos "públicos" acerca do que é o melhor para todos, em termos de serviços públicos. É o espaço abstrato e institucional [reconhecido por todos] onde são agendados os problemas relativos ao interesse público (direitos do cidadão)."

O ouvidor da Radiobrás também falou sobre como administrar as relações com a mídia e ensinou os participantes do curso como elaborar sugestões de pautas.

O chefe da Controladoria-Regional da União no Estado de São Paulo, Nivaldo Germano, encerrou o 3º Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública.

Os próximos cursos serão promovidos em Palmas/TO, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, São Luís/MA e Natal/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário