quarta-feira, 11 de junho de 2008

Notícia

Mediação de conflitos é destaque do Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública




A psicanalista e mediadora Eliana Riberti Nazareth deu continuidade hoje ao 3º Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública, que acontece em São Paulo. Ela ministrou aula sobre "A Prática da Mediação de Conflitos - Procedimentos e Técnicas".

Pela manhã, a mediadora desenvolveu algumas dinâmicas com o objetivo de integrar a turma e fazer com que os participantes aprendessem um pouco mais sobre o trabalho de ouvidorias federais, estaduais e municipais.

Outro objetivo das dinâmicas, segundo a professora, é mostrar "como funciona a cabeça das pessoas quando elas estão em conflitos". "O conflito não aparece do nada. Ele tem sempre causas. O conflito por si só é uma potencialidade de coisas boas e ruins. Não há transformação sem conflito. A palavra "crise" em chinês corresponde a um ideograma que possui duas idéias: tensão e oportunidade. Aquele que reclama pode ser, se bem aproveitado, um colaborador."

À tarde, Eliana falou sobre o ciclo e as origens do conflito e, posteriormente, abordou os seguintes assuntos "Mediação" e "Tipos de Negociação".

A professora destacou como metas da mediação: a reformulação e reorganização da comunicação; o aumento da colaboração entre as partes; a formulação conjunta de soluções; as mudanças qualitativas e não só quantitativas e a obtenção de resultados justos.

Outro item destacado é a importância de fazer o mapeamento do conflito, ou seja, identificar para resolver. "O mediador e o ouvidor devem fazer perguntas esclarecedoras e adequadas para ampliar o campo de observação e compreensão do conflito, além de levar em conta a genealogia, histórico e as tentativas de solução já feitas (metas estratégicas)."

Além disso, ela também falou sobre o mapeamento das pessoas, no sentido de identificar sentimentos e o grau de ansiedade para amenizar, a motivação de cada um e a "desdramatização", ou seja, aumentar a distância das pessoas em relação ao problema - o que a professora chama de distância ótima.




Logo depois, a mediadora apresentou as técnicas de mediação, procedimento que pressupõe ambiente acolhedor e agradável; utilização de linguagem neutra; comunicação franca; atenção à comunicação não-verbal e formulação de perguntas adequadas e corretas, entre outras questões.

Participam do 3º Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública ouvidores federais, estaduais e municipais e profissionais que atuam nessas unidades.

Nesta quinta-feira (12), ocorrerão as palestras "Segurança da Informação", com o diretor de Informações Estratégicas da Secretaria de Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União, Gilson Libório de Oliveira Mendes, e "Lidando com a Mídia", com o ouvidor da Radiobrás, Paulo Machado.

Os próximos cursos serão promovidos em Palmas/TO, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, São Luís/MA e Natal/RN.

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