terça-feira, 10 de junho de 2008

Notícia

Começa Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública em SP



Começou na tarde de hoje (10), em São Paulo, o 3º Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública. Participam do treinamento 80 ouvidores federais, estaduais e municipais.

Na abertura do evento, a ouvidora-geral da União, Eliana Pinto, falou sobre o trabalho que a OGU vem desenvolvendo no sentido de fortalecer o instituto Ouvidor. "Este é um segmento novo no Brasil, portanto, precisamos entendê-lo melhor. Os cursos de aperfeiçoamento são para atender essa demanda. Queremos que a ouvidoria se fortaleça. Conseqüentemente, conseguiremos melhorar a qualidade da administração pública brasileira", disse ela.

O chefe da Controladoria-Regional da União no Estado de São Paulo, Nivaldo Germano, participou da solenidade de abertura. Ele destacou a importância do trabalho da CGU em todo o Brasil. "A CGU desenvolve em todo o país vários eventos. Ela atua como um indutor para instituições e pessoas, pois leva a informação até eles."

A ética no cotidiano institucional foi o tema da palestra inicial do 3º Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública. O professor Carlos Vinícius Costa de Mendonça, Ouvidor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), abordou o tema, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos participantes para o exercício da atividade de Ouvidoria.





Carlos Vinícius (foto acima) ressaltou, entre outras questões, que a ouvidoria está em fase de construção no Brasil. Ele falou ainda sobre a Ética em Ouvidoria e a credibilidade institucional. "O ouvidor deve ficar "rouco" de tanto ouvir e lembrar-se que microassuntos ou assuntos paroquiais têm influência na macroestutura da entidade. Nós, ouvidores, temos que nos preocupar com isso também."

Posteriormente, o ouvidor da Ufes abriu o debate com o público. Alguns ouvidores expuseram suas realidades e tiraram dúvidas.

Nesta quarta-feira (11), a professora Eliana Riberti Nazareth vai abordar o tema "A Prática da Mediação de Conflitos - Procedimentos e Técnicas", a partir das 8h30. O evento acontece no auditório da ESAF, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário