terça-feira, 5 de novembro de 2013

VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária / II Simpósio Pan-americano de Vigilância Sanitária.

1)      DICOL:
 
DICOL Pública no SIMBRAVISA

Foi realizada na última terça-feira (29/10) durante o VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), em Porto Alegre (RS), reunião aberta ao público da Diretoria Colegiada da Anvisa (DICOL).

Logo na abertura da reunião, o diretor de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, Jaime Oliveira, apresentou o informe "Perfil da Vigilância Sanitária Municipal no Brasil". O perfil foi elaborado a partir das respostas ao questionário com 113 questões disponibilizados no portal da Anvisa no primeiro semestre de 2013. Cerca de 4 mil municípios responderam as questões. As respostas são um insumo para a revisão do modelo de descentralização das ações de vigilância sanitária no país para que haja um aprimoramento dos processos e do planejamento.
Outro tema pautado foi a proposta de resolução que trata do exercício de atividade de interesse sanitário do microempreendedor individual, do empreendimento familiar rural e do empreendimento econômico solidário. Esta medida faz parte projeto Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária que prevê uma abordagem mais colaborativa da vigilância sanitária com os pequenos empreendedores. A iniciativa está nos programas Brasil Sem Miséria e Brasil Maior, do Governo Federal, que tem o objetivo de gerar emprego e renda.
Os diretores apresentaram ainda os resultados do Programa de Avaliação de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). O programa monitora a presença de agrotóxicos em alimentos in natura de grande consumo pela população brasileira e serve como referência para políticas de redução de riscos associados a agrotóxicos.
A reunião foi franqueada ao público em geral, em especial, os participantes do Simbravisa.

 
2)      Painel da Ouvidoria:
 
Painel da Ouvidoria no VI Simbravisa discute participação popular na Vigilância Sanitária

A Ouvidoria da Anvisa coordenou, no VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, painel intitulado "Participação Popular na Vigilância Sanitária: desafios e perspectivas".
O painel teve por objetivo debater a participação popular, sob a ótica do cidadão, divulgando o tema “Ouvidoria” como parte integrante da gestão democrática moderna e incentivando a criação de espaços de participação no âmbito da Vigilância Sanitária.  Outro mecanismo de participação apresentado e debatido foi o Conselho de Saúde.
O painel foi realizado no dia 28/10/2013 e contou com a participação de Eliana Pinto, ouvidora da Anvisa, Ana Maria Caldeira de Oliveira, fiscal sanitária da VISA Belo Horizonte, Ana Piterman, ouvidora de Saúde do Estado de MG e Ivanilde Vieira Batista, representante da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde.
O Simpósio, que é um dos maiores e mais importantes eventos da área da vigilância sanitária do Brasil, reuniu dois mil participantes dentre gestores e trabalhadores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e foi realizado entre os dias 27 e 30 de outubro na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
 
3)      Simbravisa:
 
VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária e II Simpósio Pan-americano de Vigilância Sanitária
 
De 27 a 30 de outubro de 2013, foi realizado em Porto Alegre, o VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária / II Simpósio Pan-americano de Vigilância Sanitária, para debater, com a academia, gestores e trabalhadores de todo o país e dos países das Américas, as questões da atualidade que desafiam a vigilância sanitária. Os debates se organizaram em torno do tema: "Vigilância Sanitária, Desenvolvimento e Inclusão: dilemas da regulação e da proteção à saúde".
A programação científica dos eventos abordou as tensões e os dilemas entre as atividades regulatórias relativas ao campo da vigilância sanitária e o modelo de desenvolvimento hegemônico na atualidade, não só no Brasil, mas em outros países das Américas. Aprofundou-se o debate sobre: os impactos que esse modelo provoca na situação de saúde individual e coletiva; sua capacidade de incluir ou excluir social e economicamente parcelas da população mais vulnerável; e, trazer à luz alternativas de organização e de ação da vigilância sanitária, considerando as desigualdades e os riscos à saúde que o crescimento econômico provoca na sociedade.
O tema central dos eventos foi abordado a partir de três conjuntos de ideias aglutinadoras: “Desenvolvimento, democracia, acesso, inclusão, proteção social, cidadania, direito à saúde”; “Regulação sanitária, Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e Inclusão e proteção da saúde” e “Organização do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária para a proteção da saúde, relações intersetoriais e internacionais, estrutura e processo de trabalho, inclusão, controle social”.
Cerca de duas mil pessoas participaram do evento. Além da participação nacional, buscou-se propiciar a troca de experiências e a consolidação de redes de cooperação com outros países, com a realização do II Simpósio Pan-Americano de Vigilância Sanitária e tornar esse espaço de reflexão em uma excelente oportunidade de pensar as questões relativas à vigilância sanitária em múltiplas escalas.
A Ouvidoria da Anvisa esteve presente coordenando o painel "Participação Popular na Vigilância Sanitária: desafios e perspectivas", atendendo ao público do evento e divulgando material da área no estande da Agência.
Fonte: Ouvidoria/ANVISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário