segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Seminário de Boas Práticas Regulatórias – Governança e Qualidade da Regulação: novos tempos, novas práticas.

A Ouvidora da ANVISA participou do Seminário de Boas Práticas Regulatórias – Governança e Qualidade da Regulação: novos tempos, novas práticas, no dia 17 de outubro de 2013, no auditório da Anvisa.
 
O Seminário abordou os seguintes temas:
 
1 - As Agências Reguladoras e os desafios impostos pela reforma de melhoria regulatória”
 
Palestra de caráter acadêmico que tratou do processo de “agencificação” – processo de proliferação de agências regulatórias de caráter independente devido à pressão internacional, movimento mimético (intersetorial e intergovernamental), porém um modelo que garante flexibilidade de gestão. Sendo assim, verifica-se que se criaram agências em vários setores, e o modelo que está em andamento é o de REDE.
 
Resultados verificados até então: capitalismo regulatório: estado ou mercado?
 
No Brasil: regulocrata, profissionalização, defesa de autonomia, espaços transversais de integração, cultura empírica e contato direto com o cliente/cidadão/consulta/audiência pública.
 
Desafios: simplificação e harmonização e avaliação de impactos regulatórios.
 
 
2- “Contribuição do PRO-REG  para a Melhoria da Qualidade da Regulação no Brasil: resultados alcançados e perspectivas futuras”.
 
 
Maior controle social, transparência e fortalecimento da capacidade técnica.
 
Parcerias Brasil-Colômbia-Chile , troca de experiências, intercâmbio e cooperação.
 
Rede latino-americana e do Caribe de melhoria regulatória e competitividade
Projeto inovador: REGISTRO ELETRÔNICO DE SAÚDE.
 
3 – “Palestra de Amauri Oliva” – Defesa do Consumidor hoje em dia como  Política de Estado – Aperfeiçoamento da regulação no que diz respeito à defesa do consumidor – resolução de conflitos .
 
Elogiou muito a parceria entre a Ouvidoria/Anvisa e o DPDC e a gestão que inaugurou esse trabalho que teve por objetivo atuar no âmbito da relação institucional entre os órgãos, com vistas a realizar o intercâmbio de informações e promover ações conjuntas que aprimoraram o desempenho de atividades para  garantir a efetiva proteção e defesa do consumidor.
 
4 – “A importância da qualidade regulatória na visão empresarial”- melhoria do marco regulatório do Brasil. O setor regulado, mediante relatórios por setores ( alimentos, medicamentos, etc) avaliasse a Anvisa com o objetivo de melhoria da regulação . Grande mérito para a Anvisa por permitir a avaliação do setor regulado em sua atuação.
5 – “Boas práticas Regulatórias: o Programa de Melhoria do Processo de Regulamentação da Anvisa” – apresentação do histórico do programa, suas estratégias e importância.
 
6 – “Tendências da Regulação no Brasil: o consensualismo como forma de atuação da Administração Pública e o termo de compromisso de gestão (conduta).” – dificuldade de regulação – Estado esquizofrênico – Estado ainda é patrimonialista e burocrata com tendência ao gerencial, mas está se conduzindo com dificuldades. Uso de termo de compromisso de gestão e outros instrumentos de consenso – não punição – matriz de risco. 
 
7 – “Diálogos e Debate: Política Nacional de Resíduos Sólidos, Logística Reversa e Acordo Setorial: novas ferramentas e novas práticas para a implementação de políticas públicas no Brasil.” - Produção sustentável – dentro do programa “ Brasil Maior” – responsabilidade social – embalagens amigáveis para o meio ambiente.
Dificuldade no descarte – ausência de estrutura para resíduos – identificar e analisar as embalagens para redução de resíduos – trabalho educacional – embalagens viáveis.
Vídeos – sobre descarte de medicamentos no Brasil
 
Atenciosamente,
 
Ouvidoria/ANVISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário