quarta-feira, 7 de maio de 2008

SOU-WEB muda cotidiano da Ouvidoria da Previdência

Lançado no final de março, o SOU-WEB, novo sistema que permite solucionar com mais agilidade as demandas recebidas, tem mudado o cotidiano da Ouvidoria Geral da Previdência Social. Essas e outras novidades foram repassadas pelo ouvidor do Ministério da Previdência Social, Paulo Marcello Marques (foto), que esteve conversando conosco na Ouvidoria-Geral da União.




Paulo nos explicou o funcionamento do sistema que permite que o usuário faça o registro das sugestões, denúncias, reclamações ou elogios à Ouvidoria da Previdência pela internet. De acordo com o ouvidor, "o SOU-WEB permite a tramitação mais rápida entre a Ouvidoria e as áreas que analisam as manifestações recebidas". "Pelo sistema, o cidadão envia a manifestação e recebe um código para, posteriormente, ver a resposta no próprio site. Desde segunda-feira (dia 7/05), não estamos enviando mais as respostas por e-mail, por questões de segurança. O cidadão que perder esse código pode recuperá-lo por meio da central 135."

Outra novidade é que a Ouvidoria da Previdência está fazendo uma revisão em todos os seu fluxos, uma espécie de estudo que irá evitar que a unidade forneça ao cidadão respostas-padrão. Além disso, a ouvidoria deverá fazer capacitações em todos os setores do ministério.

Em agosto deste ano, a maior unidade de ouvidoria da administração pública na América do Sul, completará 10 anos. "Nossa meta é realizar um evento para marcar essa data", informa o ouvidor, lembrando ainda que pretende ainda este ano fazer uma pesquisa de satisfação, por meio da central 135. A Ouvidoria da Previdência recebe 18 mil manifestações por mês.

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