sexta-feira, 2 de maio de 2008

Banco do Nordeste tem novo ouvidor

Nosso bate-papo desta semana é com o ouvidor do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e bacharel em Direito, Edgar Fontenele (foto), que assumiu a ouvidoria em março deste ano e pretende realizar ações para aperfeiçoar os serviços da unidade.




Entre as atividades está a participação da ouvidoria nos fóruns do BNB destinados aos servidores da instituição, com o objetivo de apresentar as atividades da unidade. Outra ação será a capacitação dos funcionários da ouvidoria e, por último, o ouvidor vai visitar as entidades que representam os clientes do banco para entender as necessidades dos mesmos.

Segundo Edgar, o trabalho do órgão apresentou melhorias entre a data de criação da ouvidoria, em setembro do ano passado, e hoje. A evolução é comprovada de acordo com o número de demandas processadas.

Em 2007, a ouvidoria recebeu 127 mensagens. Este ano a população já enviou 296 manifestações, sendo que o tempo médio de resposta a essas demandas é de quatro dias.

De acordo com Edgar, a ouvidoria utiliza as opiniões dos cidadãos para auxiliar os gestores nos negócios, implantação e execução dos serviços prestados pelo Banco do Nordeste.

A Ouvidoria vai falar - Quais os planos da ouvidoria para este ano?
Edgar Fontenele - A Ouvidoria do BNB pretende, até o final deste ano, capacitar e certificar todos os colaboradores da ouvidoria, de modo a atender à determinação do Banco Central sobre o assunto. Para tanto, elaborou um plano de treinamento abrangente, de maneira a possibilitar à equipe da Ouvidoria conhecer de forma ampla e contínua os aspectos relacionados ao trabalho bem como os produtos, processos e negócios do banco, a fim de contribuir para um atendimento de qualidade aos nossos clientes e a toda sociedade. Adicionalmente, visto tratar-se de um instituto novo do BNB, pretendemos participar de fóruns internos de gestão em todos os estados da área de atuação do Banco do Nordeste no intuito de contextualizarmos a instituição quanto ao papel da Ouvidoria, bem como é objetivo inserirmos palestras acerca da disciplina nos programas de treinamento interno do BNB. Visitas do ouvidor a entidades de representação dos vários públicos clientes do banco com o intuito de ouvir anseios e necessidades também estão nos planos da Ouvidoria do BNB para este ano.

A Ouvidoria vai falar - A ouvidoria desenvolve programas e ações específicos?
Edgar - Sabemos que um dos principais papéis de uma ouvidoria bancária é contribuir para a melhoria dos processos internos, a fim de aumentar a satisfação de todos os públicos que se relacionam com a instituição. A maior parte das idéias para aperfeiçoamento surge das demandas encaminhadas pelos cidadãos. Dessa forma, a Ouvidoria do BNB se articula intensamente com gestores e equipes de projetos estratégicos de cunho interno, cujo objetivo é trabalhar a modernização de processos de negócios, de maneira a subsidiar esses grupos quanto à implementação das melhorias sugeridas e prover o devido acompanhamento quanto à efetivação necessária. Em adição, desde a criação, a Ouvidoria desenvolve ações de divulgação interna e também campanha publicitária de caráter externo para os clientes, com o objetivo de tornar clara para a sociedade a importância desse instituto como instrumento de cidadania.

Conheça a seguir as formas de atendimento da ouvidoria do Banco do Nordeste:
0800-7283030
(85) 3295-1933 - com um canal adaptado para deficientes auditivos
Fax: (85) 3295-1113
E-mail: ouvidoria@bnb.gov.br
Cartas para o seguinte endereço: Av. Paranjana, 5700 - Bloco C1 Superior - Caixa Postal 628 - Passaré - CEP 60.740-000 - Fortaleza/CE.

Um comentário:

  1. O gerente do BNB S/A, cujo, nome é Roberto, não possue grau de presonalidade, é um terrerista dos direitos humanos... Vem ao longo do tempo espantando os clientes do banco, dentre eles minha empresa e minha pessoa, fomos mal atendidos na presença de outros clientes, o Roberto (gerente) se considera mais que dono do BNB, acho que os diretores do BNB deve rastreá-lo e analizar sua amizade colorida na região, está deixando muito a desejar quanto a omagem do BNB.

    Abraços

    Rivaldo Melo
    fone 82 9124-4804

    ResponderExcluir