terça-feira, 6 de outubro de 2015

Ouvidoria participa de seminário para discutir segurança do paciente

























Evento em Porto Alegre reuniu gestores e profissionais de saúde em uma parceria entre Ministério da Saúde e o Grupo Hospitalar Conceição.

Com o tema 'Profissionais da Saúde, Ouvidoria e Usuário: Parceiros para uma Assistência Mais Segura', aconteceu na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, no dia 29 de setembro, um seminário para o aprofundamento de questões para qualificar o cuidado e os processos que promovem uma assistência mais segura para os pacientes.

A parceria entre Ministério da Saúde e o Grupo Hospitalar Conceição reuniu cerca de 200 pessoas no Hotel Continental, entre profissionais de saúde e gestores de diversos municípios do Rio Grande do Sul, além da Ouvidora-Geral do SUS, Eliana Pinto.

Durante o dia de trabalho, os profissionais da assistência puderam conhecer melhor o funcionamento e a relevância dos instrumentos da ouvidoria. Além disso, os profissionais das ouvidorias tiveram conhecimento dos protocolos de segurança executados nos serviços hospitalares.

Para a diretora-Geral da Ouvidoria do SUS, Eliana Pinto, um aspecto de relevância é o envolvimento do paciente com a sua segurança, o que reforça o poder da interface entre Ouvidoria e o usuário do Sistema Único de Saúde. “Em relação à segurança do paciente, o cidadão pode ser um agente propulsor, deve interagir para promoção de uma melhor gestão pública”, afirmou.

A diretora-superintendente do GHC, Sandra Fagundes, destacou, durante sua fala, a importância da interlocução com o controle social, principalmente no ano em que acontecem as conferências de saúde. “Além disto, executar um projeto de Ouvidoria a partir da visão do usuário é um desafio e um fruto do acúmulo da construção do SUS”, enfatizou.

PROTOCOLO – Desde abril de 2013, a Portaria 529 do Ministério da Saúde institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que busca contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do país, bem como dar apoio à implantação de iniciativas que dizem respeito à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e gestão de serviços de saúde.
            
O PNSP busca o envolvimento do paciente, ou seja, uma interface entre todos os atores envolvidos nesse processo - profissionais de saúde, usuários do Sistema Único de Saúde e Ouvidoria - numa interlocução que estimula a prática de uma assistência segura ao paciente.

Um dos pontos de destaque expostos pelos ouvidores do GHC, Marilice Gonçalves, e do Hospital de Clínicas, Marco Antônio Torres, foram as rotinas e os desafios que se apresentam, como a implantação dos protocolos relacionados para garantir a higienização das mãos no combate à infecção hospitalar e o estímulo ao uso das listas de verificação para a realização de cirurgias seguras.



Fonte: Ministério da Saúde.
Fotos: Daniel Araújo - Repórter Fotográfico.

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