Evento em Porto Alegre reuniu gestores e profissionais de saúde em uma
parceria entre Ministério da Saúde e o Grupo Hospitalar Conceição.
Com o tema 'Profissionais da Saúde, Ouvidoria e Usuário: Parceiros para
uma Assistência Mais Segura', aconteceu na capital do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre, no dia 29 de setembro, um seminário para o aprofundamento de questões
para qualificar o cuidado e os processos que promovem uma assistência mais
segura para os pacientes.
A parceria entre Ministério da Saúde e o Grupo Hospitalar Conceição
reuniu cerca de 200 pessoas no Hotel Continental, entre profissionais de saúde
e gestores de diversos municípios do Rio Grande do Sul, além da Ouvidora-Geral
do SUS, Eliana Pinto.
Durante o dia de trabalho, os profissionais da assistência puderam
conhecer melhor o funcionamento e a relevância dos instrumentos da ouvidoria.
Além disso, os profissionais das ouvidorias tiveram conhecimento dos protocolos
de segurança executados nos serviços hospitalares.
Para a diretora-Geral da Ouvidoria do SUS, Eliana Pinto, um aspecto de
relevância é o envolvimento do paciente com a sua segurança, o que reforça o
poder da interface entre Ouvidoria e o usuário do Sistema Único de Saúde. “Em
relação à segurança do paciente, o cidadão pode ser um agente propulsor, deve
interagir para promoção de uma melhor gestão pública”, afirmou.
A diretora-superintendente do GHC, Sandra Fagundes, destacou, durante sua
fala, a importância da interlocução com o controle social, principalmente no
ano em que acontecem as conferências de saúde. “Além disto, executar um projeto
de Ouvidoria a partir da visão do usuário é um desafio e um fruto do acúmulo da
construção do SUS”, enfatizou.
PROTOCOLO – Desde abril de 2013, a Portaria 529 do Ministério da
Saúde institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que busca
contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos
de saúde do país, bem como dar apoio à implantação de iniciativas que dizem
respeito à segurança do paciente em diferentes áreas da atenção, organização e
gestão de serviços de saúde.
O PNSP busca o envolvimento do paciente, ou seja, uma interface entre
todos os atores envolvidos nesse processo - profissionais de saúde, usuários do
Sistema Único de Saúde e Ouvidoria - numa interlocução que estimula a prática
de uma assistência segura ao paciente.
Um dos pontos de destaque expostos pelos ouvidores do GHC, Marilice
Gonçalves, e do Hospital de Clínicas, Marco Antônio Torres, foram as rotinas e
os desafios que se apresentam, como a implantação dos protocolos relacionados
para garantir a higienização das mãos no combate à infecção hospitalar e o
estímulo ao uso das listas de verificação para a realização de cirurgias
seguras.
Fotos: Daniel Araújo - Repórter Fotográfico.
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